Categorias Notícias

Rússia decide proibir criptomoedas como meio de pagamento

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) e o Banco Central do país decidiram que criptomoedas não devem ser permitidas como meio de pagamento no território da Rússia.

Antes de chegarem a este consenso, as organizações estavam em um impasse. Isso porque o Banco Central queria uma proibição total ao uso dos ativos, enquanto o FSB entendia que a proibição não iria funcionar, levando os mineiros a realizarem suas atividades ilicitamente.

O portal de notícias local Baza teve acesso à carta enviada pelo vice-primeiro-ministro Dmitry Chernyshenko ao presidente Vladimir Putin, em que informava ques agências chegaram a um compromisso, pelo menos em alguns aspectos.

“Foi tomada uma decisão após uma reunião no governo para estabelecer uma proibição de emissão e uso de criptomoedas como meio de pagamento”, disse o funcionário.

Identificação dos proprietários de criptomoedas

Na carta, o FSB propõe que a troca de criptomoedas por rublos, moeda fiduciária nacional, e outras moedas fiduciárias seja realizada apenas por operadores especializados. Desta forma, os russos não poderão usar suas criptomoedas de nenhuma outra forma.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, um projeto de lei quer identificar todos os proprietários de criptomoedas. Em caso de não cumprimento da lei, o FSB quer impor responsabilidade administrativa e até criminal.

O presidente do Comitê de Duma do Estado no Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, um projeto de lei sobre “ativos financeiros digitais” será adotado na primavera com uma probabilidade de 99%. Ele observou, no entanto, que o projeto sofrerá alterações antes da adoção.

Leia também: Banco Central da Rússia apresenta projeto de lei para tokenização de ativos em blockchain

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.