Notícias

Ripple disponibiliza um bilhão de tokens XRP no mercado

Em 30 de junho, o perfil no Twitter chamado Whale Alert (dedicado a avisar sobre grandes movimentações de criptoativos no mercado) anunciou que um bilhão de tokens XRP foram despejados sobre o mercado pela conta de custódia da Ripple, que equivalem cerca de US$400 milhões, no momento da escrita.

“Um bilhão de tokens XRP foram liberados da carteira da Ripple.”

Como de costume na rede social, não tardou até que usuários começassem a comentar sobre a movimentação. No caso do token XRP, geralmente, quando a Ripple adota este tipo de iniciativa, a recepção é negativa. O usuário Reality brinca:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Não se preocupe, galera. O valor será utilizado como margem em uma operação alavancada.

Shhh, tá tudo bem, bebê!”

De fato, esta postura da Ripple não é atípica. Em fevereiro deste ano, outro montante de um bilhão de tokens XRP foi movimentado – desta vez para a conta de custódia da Ripple. Inclusive, no início de junho, foi noticiado pelo CriptoFácil que a Ripple liberou um milhão de tokens XRP no mercado. De acordo com a publicação, o novo lote de XRP liberado dos cofres da empresa seria utilizado para vários projetos, o que também inclui processos de ampliação dentro do ecossistema da Ripple.

Na disponibilização do montante ocorrida em junho, a Ripple aproveita ainda para afirmar que combaterá valores falsos.

O que é mais curioso é que essas movimentações não tendem a terem um grande impacto no valor do token nativo da rede Ripple. O fato foi apontado por outro usuário do Twitter:

“Toda vez eles despejam grandes quantidades de XRP no mercado. Por que o valor nunca aumenta junto com outras altcoins? É um golpe, se você me perguntar.”

Tudo nos conformes

Contudo, a movimentação mensal de um bilhão de XRP não é motivo suficiente para chamar a companhia por trás do token de golpista. De acordo com o site oficial da empresa, a liberação mensal da quantia mencionada está dentro dos planos e seu objetivo é aumentar progressivamente a quantidade de tokens disponíveis no mercado.

A liberação destes tokens durará 55 meses – totalizando 55 bilhões de tokens – e, ao fim dela, a Ripple pretende fazer um processo de “mineração reversa”. Este processo consiste em reduzir a quantia de XRP, reduzindo a oferta e regulando o valor.

Desta forma, apesar da volumosa quantia, a movimentação não é inesperada.

Leia também: Ripple libera 1 milhão de tokens XRP no mercado e anuncia medidas para evitar volumes falsos

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.