Categorias Notícias

Ripple cogitou IPO fora dos EUA em meio à hostilidade da SEC, diz CEO

A Ripple, empresa por trás da criptomoeda XRP, considerou mercados fora dos Estados Unidos para sua oferta pública inicial (IPO), de acordo com o CEO Brad Garlinghouse, citando um regulador “hostil” nos EUA. No entanto, a empresa decidiu adiar quaisquer planos para uma IPO por enquanto.

Em 2022, Garlinghouse afirmou à CNBC que a Ripple exploraria uma listagem pública após o encerramento do processo movido pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). O processo, iniciado em 2020, ainda está em andamento.

Em entrevista à CNBC no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, Garlinghouse revelou que a Ripple “analisou outras jurisdições que têm regras claras”, buscando uma abordagem mais favorável para abrir seu capital.

O CEO da Ripple explicou que sua empresa ainda não abriu capital nos EUA devido às ações da SEC. Ele comentou sobre o ambiente regulatório desafiador nos Estados Unidos, citando o caso da Coinbase, que tem capital aberto:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Nos Estados Unidos, tentar abrir capital com um regulador muito hostil que aprovou seu S-1, isso não parece divertido para mim. A Coinbase teve seu S-1 aprovado, e agora a SEC está processando-os por coisas que foram detalhadas em seu S-1.”

IPO não é prioridade da Ripple no momento

Além disso, o CEO da Ripple criticou a abordagem da SEC com relação à regulamentação da indústria de criptomoedas nos últimos anos. Ele classificou o presidente da SEC, Gary Gensler, como um “passivo político”.

De acordo com Garlinghouse, se houver uma mudança na liderança da SEC, a Ripple pode voltar a considerar uma listagem nos EUA. O CEO deixou claro, no entanto, que a abertura de capital não é uma prioridade imediata para a Ripple.

Ele mencionou que a empresa comprou de volta ações de seus acionistas, totalizando US$ 1 bilhão. O programa de recompra ocorreu após um ano positivo para as criptomoedas, com o Bitcoin valorizando mais de 150% no ano passado.

Agora, a Ripple está mantendo a opção de uma IPO em aberto, avaliando a possibilidade conforme as circunstâncias evoluem, especialmente em relação a possíveis mudanças na SEC.

Essa decisão ocorre em meio ao cenário dinâmico das criptomoedas, com a Circle, empresa por trás da stablecoin USDC, apresentando um pedido para uma oferta pública inicial nos Estados Unidos neste mês.

O preço do XRP manteve-se relativamente estável nas últimas 24 horas, desvalorizando 1%, de acordo com dados do CoinGecko. No momento da redação desta matéria, o token da Ripple está custando US$ 0,59.

Gráfico de preço do XRP nas últimas 24 horas. Fonte- CoinGecko
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.