Uma nova revolução pode estar por vir na rede do Bitcoin

Tudo indicava que o mercado estava mais ‘calmo’ em relação ao Bitcoin. Depois do grande alvoroço em torno dos contratos futuros e da estreia nas maiores bolsas institucionais do mundo, a moeda começou a perder força para as Altcoins, que não só dominaram a cena e mudaram toda a configuração da tabela do CoinMarketCap como também, a ‘centralização’ do mercado em torno do Bitcoin que perdeu muito de seu “poder”, chegando a casa dos 34% do valor total do mercado. No entanto um anuncio feito por alguns dos principais desenvolvedores do Bitcoin Core pode levar o Bitcoin a outros níveis e mudar todo o mercado novamente: em breve Contratos Inteligentes podem estar disponíveis no Bitcoin.

Isso mesmo, Smart Contracts, no Bitcoin e, em breve.

De acordo  Russell O’Connor, Pieter Wuille e Peter Todd, uma ideia chamada “Merkelized Abstract Syntax Trees (MAST)“, (Johnson Lau, também da equipe, juntou sua própria proposta), que só foi possível graças a ativação do SegWit, vai trazer uma nova função para a Blockchain do Bitcoin, trazendo mais flexibilidade de transação, maior privacidade, pois armazena dados de transações de uma nova maneira e, finalmente, também pode permitir o aumento do potencial de escala, uma vez que permite que menos dados sejam armazenados na Blockchain. Pode até parecer sonho ou FUD, mas a proposta é real.

O caminho para os Contratos

Tão real que pode ser implementada em breve, por meio de um Soft Fork, que não exigiria uma ampla discussão na rede, dado que os clientes poderia ‘executar’ tanto o software antigo como o ‘novo’, sem perder a sincronia com a Blockchain principal, assim como foi feito com a implantação do SegWit. Já há inclusive ‘pedido‘ no GitHub, o que pode acelerar ainda mais o processo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A proposta inteira envolve conceitos técnicos um pouco complicado para o usuário comum e mesmo para um intermediário, mas combina pay-to-script-hash (P2SH) com o MERKLE-BRANCH-VERIFY, esses dois recursos, combinados com uma terceira proposta de melhoria do Bitcoin (BIP), chamado “Tail Call Execution Semantics”, permitirão que os usuários criem contratos inteligentes privados na rede bitcoin.

A combinação de BIPs também permitiria que esses contratos inteligentes fossem armazenados de forma compacta na Blockchain, o que significa que eles não levariam uma grande quantidade de espaço em bloco, ou a quantidade de dados que podem ser armazenados dentro de cada bloco de transações.

Se os desenvolvedores e a comunidade de bitcoin aprovarem a mudança, ela poderia ser adicionada ainda no primeiro semestre.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.