Relatório aponta que bancos são mais vulneráveis ​​à atividades ilícitas do que as criptomoedas

Um relatório de avaliação de risco divulgado pela Unidade de Informações Financeiras (FIU, na sigla em inglês) da Coreia do Sul, órgão regulador financeiro do país, revelou que os bancos são mais vulneráveis ​​a riscos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo do que as criptomoedas, informou a agência de notícias News BTC.

A divisão da Comissão de Serviços Financeiros da Coréia do Sul pesquisou seu setor financeiro doméstico, que inclui bancos, empresas de valores mobiliários, seguradoras, empresas de financiamento mútuo, serviços de cartão de crédito e até mesmo exchanges de criptomoedas. Após uma avaliação minuciosa, constatou que, embora os bancos tivessem sistemas melhores para repelir as atividades de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, eles ainda estavam mais expostos a esses riscos do que qualquer outro negócio financeiro.

“Os bancos têm melhores sistemas contra lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo do que outras empresas financeiras”, revelou o estudo. “No entanto, a vulnerabilidade do primeiro é maior devido ao tamanho maior do setor bancário e às características inatas de seus produtos e serviços, como financiamento comercial, serviço de gerenciamento de caixa e negociação forex”.

Ao mesmo tempo, o estudo da FIU observou que transações envolvendo dinheiro e criptomoedas também são vulneráveis às mesmas atividades criminais, mas os criptoativos são menos propensos a serem usados para financiamento ao terrorismo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O anonimato do comércio de criptomoedas impede o rastreamento e os criminosos podem tirar proveito disso”, concluiu a FIU. “O mesmo se aplica às transações em dinheiro, uma vez que as notas de grandes valores raramente retornam.”

Bitcoin não é popular entre os terroristas

O relatório do regulador financeiro sul-coreano encontra semelhanças com o que a Europol disse em seu relatório de Avaliação de Ameaça Organizada de 2018 da Internet. O longo estudo de 72 páginas também revelou que os terroristas não estavam usando criptomoedas como Bitcoin. Em vez disso, eles estavam usando métodos bancários convencionais para financiar suas operações em toda a Europa.

“Apesar do claro potencial, nenhum dos ataques realizados em sólo europeu parece ter sido financiado por criptomoedas”, constatou a Europol. “O uso de criptomoedas por grupos terroristas envolveu apenas transações de baixo nível – seu financiamento central ainda é proveniente de serviços bancários e de remessa de dinheiro convencionais.”

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.