Metaverso

Reforçar a segurança digital no Metaverso é decisivo, diz análise

O metaverso abriu uma infinidade de possibilidades para novos produtos, negócios, investimentos e relacionamentos. Diante disso, as empresas, investidores e as instituições financeiras já estudam e fazem simulações para entenderem os potenciais benefícios que podem surgir desse novo ambiente.

Conforme apontou a Capco, ativos digitais, negociação de bens, moedas, obras de arte, treinamentos de equipes são apenas alguns exemplos desta inovação. No entanto, para usufruir de tudo o que se desenha nessa nova perspectiva de negócios, é fundamental evitar golpes.

Esse importante alerta e os possíveis caminhos para enfrentar os desafios de segurança estão na análise “Metaverse: A Double-Edged Sword”. A análise realizada pela empresa aponta que as organizações precisam estar atentas à segurança no metaverso.

Ainda segundo o estudo, o valor de mercado do metaverso em 2020 era de US$ 48 bilhões e deve crescer acima de US$ 800 bilhões até 2028. Por isso, a Capco destaca que a prevenção de lavagem de dinheiro, microtransações, o uso indevido de propriedade intelectual e o roubo de identidades devem ser prioridades.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segurança digital no Metaverso

De acordo com a Capco, os desafios exigem diferentes ações propositivas. Essas ações incluem:

. Cibersegurança: É necessário implementar maneiras inovadoras de impor segurança cibernética. Além disso, é preciso fortalecer a estrutura, melhorar análise de risco e monitorar de forma constante as ameaças para mitigar os danos.

. Gerenciamento de Identidade: O avatar pode ser uma escolha pessoal, mas é fundamental associá-lo a uma identidade distinta do mundo real, usando métodos de verificação como dados biométricos aprimorados para garantir sua legitimidade.

. Criptomoeda e Pagamentos: Pagamentos em criptomoedas precisam de verificação antes do processamento para evitar fraudes. Desse modo, a autenticidade da pessoa física ou jurídica é preservada para garantir que o mercado esteja operando em um padrão justo e eficiente.

. Regulamento: Enquanto não existirem regras claras de funcionamento, os prejuízos devem recair sobre as empresas que investem em inovações.

.Propriedade Intelectual: Uma propriedade intelectual que é criada, comprada e/ou vendida precisa ser verificada e validada com vínculo à identidade do mundo real.

. Privacidade do Consumidor e Gestão: Dados valem muito. Informações confidenciais coletadas por dispositivos VR/MR, como informações biométricas para identificar o usuário, podem ser armazenadas em um cofre robusto de blockchain por trás de várias camadas de segurança, contribuindo, inclusive, para melhor gestão desses dados

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.