Mercado

Rede do Bitcoin tem mais de 500 mil transações sem confirmação

A rede Bitcoin enfrenta uma situação de congestionamento significativo, com mais de 560.000 transações pendentes aguardando confirmação, levando a um tempo médio de confirmação acima de 10,4 minutos.

Esse congestionamento está ligado à crescente demanda por satoshis raros, uma tendência que tem agitado o mercado de criptomoedas.

O atual congestionamento da rede Bitcoin é uma consequência direta do fenômeno conhecido como FOMO (fear of missing out) alimentado pelo recente frenesi em torno da cunhagem de satoshis raros (muitas vezes com o protocolo Ordinals).

Casey Rodarmor, criador do protocolo Bitcoin Ordinals, desenvolveu uma metodologia para identificar e categorizar satoshis raros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esses satoshis são classificados como Comuns, Incomuns, Raros, Épicos, Lendários e Míticos com base em eventos naturais que ocorreram na rede Bitcoin, como bloqueios e ajustes de dificuldade. Essa técnica é chamada de “Índice de Raridade Rodarmor”.

Esses satoshis, embora classificados como raros, são satoshis comuns e podem ser usados como qualquer outro para o simples pagamentos de taxas. Embora, atualmente, não haja vantagens claras em manter satoshis raros, acredita-se que eles possam se tornar valiosos devido ao momento e ao local em que aparecem na rede Bitcoin.

Rede Bitcoin ‘lotada’

É importante ressaltar que o atual congestionamento na rede Bitcoin não deve ser motivo de grande preocupação. A rede enfrentou situações similares no passado, e eventuais problemas foram resolvidos rapidamente.

No mês de maio, por exemplo, centenas de milhares de transações aguardavam confirmação no protocolo, gerando preocupações sobre ataques DDoS (Distributed Denial of Service) por parte de remetentes BTC que anexavam scripts ordinais BRC-20.

No entanto, essas preocupações se mostraram infundadas, e a rede se estabilizou em poucos dias. Além disso, é preciso observar que o congestionamento atual não teve um impacto significativo no preço do Bitcoin (BTC).

Embora a busca por satoshis raros continue impulsionando a atividade na rede Bitcoin, os participantes do mercado permanecem otimistas em relação à capacidade da rede de lidar com o congestionamento e manter sua estabilidade.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.