Categorias Notícias

Receita vai revisar IN 1888 e pode criar imposto para criptomoedas

Umas das ações a serem desenvolvidas pela Receita Federal do Brasil (RFB) nos próximos 2 anos será a revisão da Instrução Normativa nº 1888 (IN 1888). Ela afeta diretamente as criptomoedas.

Essa regra, instituída em 2019, obriga as exchanges de criptomoedas que operam no Brasil a reportar à RFB as transações com criptoativos.

Agora, com essa futura revisão, especula-se sobre a possibilidade de ser criado um imposto para transações com criptomoedas ou para as próprias corretoras.

Isso porque a ação foi incluída no tema “Tributação”, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de dezembro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Tributação na IN 1888?

Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil, o documento publicado no DOU aborda a Agenda Regulatória para a Melhoria do Ambiente de Investimentos para o biênio 2021-2022.

Assim, no “Tema 13 – Tributação”, consta a área “Criptoativos” cujo subtema é:

“1.1. Obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial Da Receita Federal do Brasil (RFB).”

Nesse sentido, pelo fato de a ação de revisão estar enquadrada na área de tributação, levanta-se suspeita sobre a possibilidade da criação de um tributo. Mas isso ainda não foi confirmado. 

Captura de tela retirada do DOU de 22 de dezembro de 2020

Vale destacar que nessa área de tributação só há mais dois tópicos que também sofrerão revisão no próximo biênio. Como é possível ver na captura de tela acima, ambos abordam a questão da tributação.

No documento também consta que caberá ao Comitê Nacional de Investimentos monitorar a revisão de forma coordenada com a RFB.

Ao Cointelegraph Brasil, o CEO da exchange FoxBit, João Canhada, disse:

“Tem vários erros na IN principalmente na consolidação das informações apresentadas. Uma revisão pode ajudar a ter dados mais exatos sobre o mercado em geral. Mas é importante que investidores e empreendedores acompanhem, para entender a dimensão desse ajuste.”

Sobre a IN 1888

Conforme noticiou o CriptoFácil, a IN 1888 passou a vigorar em agosto de 2019. Já em fevereiro deste ano, a Receita começou a fiscalizar as empresas e investidores do mercado de criptoativos.

Como decorrência da norma, uma série de obrigações foram criadas para o mercado de criptoativos em termos de declaração de movimentações.

As determinações afetaram exchanges, traders P2P e mercados de balcão (OTC).

Leia também: Binance revela 5 criptomoedas mais negociadas na exchange em 2020

Leia também: Fim da alta do Bitcoin pode demorar, apontam dados

Leia também: Binance vai dar iPhone 12 e criptomoedas para brasileiros

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.