Economia

Receita Federal apreende equipamentos de mineração de Bitcoin em Foz do Iguaçu

A Receita Federal do Brasil (RFB) deflagrou na manhã da última quinta-feira (16) uma operação por meio da qual realizou a apreensão de várias máquinas de mineração de Bitcoin (BTC).

Na Operação Fronteira RFB, realizada no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, a Receita Federal interceptou um passageiro brasileiro, de 30 anos, que reside em Vitória.

De acordo com um comunicado da Receita, o homem estava prestes a embarcar em um voo com destino a Guarulhos. No entanto, ele chamou a atenção das autoridades ao realizar o check-in nos últimos minutos antes do encerramento do voo.

Na hora do check-in, os agentes federais viram os equipamentos no Raio X. Então, questionaram o homem sobre o conteúdo. Após o indivíduo informar que havia comprado os equipamentos de mineração de Bitcoin no Paraguai, os agentes apreenderam as máquinas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Apreensão de máquinas de mineração

Com o suspeito, os agentes apreenderam mineradoras de criptomoedas adquiridas no exterior. De acordo com as autoridades, a aquisição desses equipamentos no exterior levanta suspeitas sobre a conformidade fiscal e a regulamentação.

“[Os equipamentos] são responsáveis pela criação e manutenção das blockchains, sendo essenciais ao processo de mineração de novas unidades de criptomoedas”, disse a RFB em nota. “A aquisição dessas mineradoras no exterior levanta questões sobre conformidade fiscal e regulamentação.”

Ainda segundo a RFB, o valor total apreendido em equipamentos foi de mais de R$ 43 mil, considerando o preço atual dos equipamentos. Além disso, o órgão informou que o caso está em fase de qualificação, e, se necessário, irá instaurar uma Representação Fiscal para Fins Penais posteriormente.

“Retiramos as mercadorias e o viajante foi devidamente qualificado. Oportunamente, vamos encaminhar uma Representação Fiscal para Fins Penais ao Ministério Público Federal para providências cabíveis”, concluiu.

A Receita Federal não informou o nome do homem do suspeito e nem as marcas dos equipamentos de mineração.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.