Categorias Notícias

Real Digital só em 2023, diz Banco Central

Apesar de o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciar que os primeiros testes do Real Digital seriam realizados em 2022, eles só devem começar mesmo em 2023.

Foi o que informou o coordenador do projeto dentro do BC, Fábio Araújo, durante um debate virtual sobre o tema.

Conforme noticiou o CriptoFácil, o cronograma inicial previa os primeiros pilotos ainda em 2022. No entanto, a greve dos funcionários do Banco Central atrasou a programação.

“Tínhamos a intenção de começar os pilotos [testes] talvez ainda no final desse ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, vamos ter os pilotos rodando. E as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024”, disse Araújo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em 2021, o Banco Central anunciou estar desenvolvendo o Real Digital, uma moeda digital que deverá funcionar como uma extensão da moeda física. Porém, os debates sobre o tema começaram em 2016 no BC.

O Real Digital irá habilitar o uso de novas tecnologias como, por exemplo, contratos inteligentes (smart contracts) e pagamento internacionais.

Real Digital

De acordo com o BC, as pessoas interessadas em utilizar o Real Digital deverão obter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo Banco Central.

Ainda segundo com o BC, o Real Digital funcionará, na prática, como uma stablecoin. Ou seja, como uma moeda digital estável pareada com algum outro ativo, no caso, o real físico.

Além disso, a CBDC terá como base o Sistema de Transferência de Reservas (STR), “coração” do Sistema de Pagamentos Brasileiro. É no STR onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil.

Segundo Campos Neto, esta é uma forma de digitalizar a moeda, mas sem provocar uma ruptura no balanço dos bancos. O presidente do BC afirmou ainda que a CBDC nacional terá um limite de emissão.

Leia também: Organizações se unem para arrecadar doações em Bitcoin para famílias de Pernambuco

Leia também: Mirror Protocol, da rede Terra, sofre nova exploração

Leia também: Binance libera negociações da LUNA 2.0 e token dispara 49%

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.