Categorias Notícias

Rastrear as transações na blockchain é a principal arma contra o crime cibernético

Nos últimos anos  tem aumentado a medição de forças entre hackers e autoridades no campo da tecnologia, obrigando este último a adaptar-se a continuar na luta contra ameaças novas.

O aparecimento de bitcoin tem sido um tormento para as principais autoridades. Na verdade, de acordo com um estudo realizado pela EUROPOL este ano,  a moeda virtual é o tipo favorito de mudança para os criminosos na web . Operações de fraude, extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro são apenas um pouco do emprego mais popular relacionada com o criptomoeda.

Vimos anteriormente maneiras de capturar criminosos comuns ecossistema Bitcoin, mas como as novas tecnologias afetam o desenvolvimento do trabalho da polícia?

Mudança de regra

Silk Road , o famoso mercado subterrâneo on-line, que foi desmontado e exibido em 2013, é um exemplo icônico. A história por trás desta operação tomou um rumo quando os agentes envolvidos no caso foram condenados à prisão por furto e obstrução da lei bitcoins. Capturar foi a tarefa do agente  Kathrin Haun.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em entrevista à Forbes , advogado e especialista em crimes cibernética agente crime FinTech o Serviço Secreto dos EUA reconhece que o tempo que levou o caso não foi treinada para lidar com crimes cibernéticos.

Uma das ferramentas mais valiosas que fou utilizada para monitorar transações com tecnologia blockchain foi o uso da ferramenta Wallet Explorer.  Assim, determinada por um, a equipe Haun foi capaz de identificar que houve apenas um mas dois agentes corruptos.

Ele foi o crime perfeito, eles sabiam cada movimento. Usando sua posição poderia alterar provas, se livrar dele e cobrir seus rastros. Mas eles não podiam escapar foi o registro imutável e permanente do blockchain. Afirma Kathryn Haun Ministério Público Federal, EUA

Em adição, Haun enfrenta outro obstáculo: servidores de e-mail desconhecidos. No processo, descobriu-se que o registo do agente corrupto da plataforma incluía um mercado negro russo, com o domínio yandex.com. O agente sabia exatamente a magnitude deste obstáculo para os investigadores: obter um mandado de busca em um domínio fora dos Estados Membros.

Uma nova solução

Nem todo mundo joga contra as autoridades o tempo para mergulhar nas novas tecnologias. O advogado explica que o caso da Rota da Seda não foi exceção a ser resolvido com o blockchain, mas todos os casos envolveram uso de algumas criptomonedas em comum: a criação e roubo de identidade. No entanto, o uso da tecnologia para gerenciar e distribuir os registros públicos poderia ser a solução .

Um exemplo básico é a informação mantida em instituições médicas. “O que muitas pessoas não sabem é que seus registros médicos são mais valor na web escura que a sua informação financeira , ” Haun frase. Com esta informação, os criminosos podem forjar identidades falsas com mais facilidade, sendo este em grande parte a razão pela qual os hospitais são foco de ataques cibernéticos .

Portanto, a centralização da informação nas instituições é um dos pontos mais fracos do sistema mundial. O blockchain é a melhor maneira de proteger as informações contra esses ataques, diz Haun. Assim, as autoridades podem enfrentar fraude, documentos falsos e manuseio de informações para o gerenciamento de dados descentralizado, seguindo o rastro no sistema.

Além disso, as tecnologias de anonimato como Thor, Invisible Internet Project (I2P), e a prática de misturar bitcoin representam o maior desafio quando você seguir as pistas das operações ilegais. No entanto, o especialista garante que estas técnicas não são motivo de desânimo. ” Thor não é perfeito, obviamente , ” enfatiza Haun.

Há muitos usos bons e legítimos para essas tecnologias (anonimato). Mas eu me preocupo com o efeito que terá sobre a nossa capacidade para resolver crimes. Ironicamente, muitas dessas tecnologias entram em nossas mãos quando seus criadores foram invadidas. Declara Kathryn Haun Ministério Público Federal, EUA.

Finalmente, apesar de seu contato diário com o uso ilegal de criptomoedas, o agente federal não discrimina no emprego deles, uma vez que  o desenvolvimento destas ferramentas de trabalho em favor de ambos os lados. O que está claro, é que cada novo problema irá forçar o sistema para evoluir com o desenvolvimento de uma solução.

Este são alguns dos desafios a serem tomados daqui para frente, da mesma forma que temos um ótimo sistema que garante ao máximo a  nossa privacidade, tem que ter algo que também faça a proteção contra crimes virtuais, a exploração de transações são no blockchain é um dos passos que temos que seguir.

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.