Categorias Notícias

Queda no preço do Bitcoin prejudica rendimento de golpistas durante pandemia, afirma Chainalysis

Embora golpistas continuem se aproveitando da pandemia de Covid-19 para aplicar novos golpes com criptoativos, seus lucros caíram desde o início da pandemia por causa da queda nos preços, especialmente do Bitcoin. O resultado saiu de uma pesquisa feita pela empresa de análise de dados Chainalysis no dia 10 de abril.

Pesquisadores da Chainalysis descobriram que a pandemia provocou um aumento na prevalência de golpes de phishing e chantagem – algo que o CriptoFácil relatou anteriormente. O primeiro refere-se a atividades fraudulentas em que as vítimas são levadas, por meio de um site falso, a enviar suas chaves de carteira. No momento, alguns golpistas estão se passando por organizações de caridade para coletar doações de criptomoedas e pedir às vítimas que forneçam suas informações pessoais.

Já os golpes de chantagem, nos quais a vítima pode ter o acesso ao seu computador bloqueado em troca do pagamento de um resgate em criptoativos, também aumentaram em número. De acordo com a Chainalysis, alguns golpistas estão ameaçando até mesmo infectar as famílias das vítimas com coronavírus se elas não pagarem.

Aumento de golpes, queda de receita

Mas, apesar do aumento das atividades de phishing e chantagem, o valor geral dos criptoativos enviados aos golpistas caiu 61% entre 13 e 31 de março. Isso é causado pelo declínio de golpes de investimento e esquemas Ponzi, as duas maiores categorias de golpes com criptoativos, que juntas representaram cerca de 95% das fraude cometidas no ano passado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, o relatório constatou que o declínio de 61% é quase completamente devido à diminuição do preço dos criptoativos. Quase o mesmo número de vítimas está enviando a mesma quantidade para os golpistas, mas os pagamentos simplesmente valem menos agora que o preço caiu.

Leia também: Menos de 30 dias para o halving do Bitcoin: especialista em mineração faz suas previsões

Leia também: Mercado Bitcoin arrecada mais de R$ 100 mil em BTC na luta contra o coronavírus

Leia também: Dono de famoso mercado da deep web prevê Bitcoin a US$ 1.200

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.