Mercado

Queda no lucro do staking de Ethereum esvazia fila de validadores

A rede Ethereum, popularmente conhecida por seu protocolo de staking, implementou uma grande atualização chamada Shapella que permitiu aos validadores de Ethereum a capacidade de fazer saques e sair do staking, levando a um aumento notável no número de interessados em participar da validação de transações e blocos na rede. No entanto, nos últimos meses, o panorama do staking do Ethereum mudou drasticamente.

As estatísticas recentes revelam uma clara diminuição no número de usuários dispostos a colaborar com o PoS (Proof of Stake) do Ethereum. Em 17 de setembro de 2023, havia mais de 33 mil validadores na fila, aguardando a oportunidade de participar. No entanto, pela primeira vez desde abril, a fila está vazia, com valor zero em 16 de outubro.

Essa diminuição também resultou em uma queda no tempo de espera necessário para aderir ao staking. Há um mês, o tempo médio de espera era de 12 dias, mas diminuiu constantemente até chegar a zero. Isso significa que os usuários que desejam ingressar no Ethereum como stakers podem fazê-lo imediatamente.

Fila para staking de Ethereum zerada

A principal razão para essa mudança pode ser a taxa de juros anual (APR) que a Ethereum paga aos validadores que protegem sua rede. Essa taxa diminuiu de 4,7% no final de julho para 3,5% em um mês, afetando o interesse dos validadores em participar.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, o Ethereum possui regras estritas para adição de validadores. Com base no número atual de validadores ativos, apenas 13 validadores podem entrar a cada época, que dura aproximadamente 6 minutos. Isso resulta em cerca de 130 validadores adicionados por hora ou aproximadamente 3.000 por dia.

A mudança na situação dos validadores do Ethereum levanta questões sobre a capacidade da rede em acomodar um grande número de participantes. Vários desenvolvedores estão considerando limitar temporariamente o número de validadores adicionados diariamente para evitar congestionamentos.

Apesar da diminuição no número de validadores na fila, o staking do Ethereum ainda está em uma posição sólida. Nos últimos 30 dias, o número total de validadores aumentou 7,6%, de 800.824 para 861.938. Além disso, mais de 27 milhões de ETH, o equivalente a 22,7% da oferta circulante, estão bloqueados em staking, indicando um forte interesse na validação da rede.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.