Notícias

Qual melhor opção para o futuro do bitcoin?

Antes  de entrar a fundo nessa discussão, vamos deixar aqui algumas coisas claras, este questionamento está direcionado ao bitcoin (com “b” minúsculo) referindo-se como meio de troca e não a sua tecnologia.

De uma vez por toda Bitcoin não é anônimo!

Este é um equívoco cometido tanto por parte de grandes mídias e por alguns “entusiastas”, mas lembre-se o blockchain é público, e qualquer um com certo conhecimento pode facilmente rastrear as transações e chegar ao ponto que contenha algumas informações pessoais sua.

O preço do bitcoin

Certamente quando alguém falou para você sobre bitcoin, o que ele mais destacou foi o valor, não foi mesmo? Porque não falar de outras características e principalmente suas desvantagens? Certamente essa como outras pessoas estão interessadas em ganhar com o bitcoin, fazendo arbitragem ou participando de grupos de especulações.

Será que realmente um aumento no valor do bitcoin vai atrair novas empresas ou pessoas para usar o bitcoin como meio de pagamentos? Uma coisa é certa vai atrair mais e mais pessoas especulando sobre seu valor.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Adoção em massa

Um adoção em massa, só seria possível, se existisse incentivos para que as pessoas entendam realmente o que elas podem fazer por bitcoin. Outra possibilidade seria novas empresas recebendo pagamentos em bitcoin, o que tornaria um avanço para novas pessoas começaram a usar bitcoin.

Para alguns esta adoção estabiliza o mercado e em contrapartida elevaria o preço do bitcoin, mas isso só é mais uma especulação, não temos nada concreto que comprove.

Bitcoin vs regulamentação

Enfim chegamos no ponto mais crítico sobre o avanço do bitcoin, em alguns países decisões contrária ao governo tem aumento o uso por bitcoin, mas por outro lado tem diminuído adesão para novas empresas.

Nenhum empresário vai tentar prestar um serviço contra o governo, há menos que ele queira responder por diversas ações jurídicas. Casos como a Coinbase, mostra claramente o quanto é frágil bitcoin como moeda em questões regulatórias.

Certamente você pode falar, “mais o governo não pode banir o bitcoin”, sim, mas com estas ações dificultaria uma adoção, por parte de empresas. E lembre-se o mundo não é a China.

Posicionamento do Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil, diz que ainda não colocou “a mão nesta combuca”, porque  as movimentações ainda são pequenas, mas quando isso começar a mexer na economia, tomará medidas. Ele vem acompanhando a evolução da utilização de tais instrumentos e as discussões nos foruns internacionais sobre a matéria em especial sobre sua natureza, propriedade e funcionamento, para fins de adoção de eventuais medidas no âmbito de sua competência legal, se for o caso.

O CEO da Circle Allaire passou afirmar que bitcoin é condenado por duas razões: falta de regulamentação e, surpreendentemente, o uso inconsistente. Apesar de tudo o que ouvimos sobre a atividade na China e sua taxa de aceitação em curso, Allaire diz que quando você realmente parar e olhar para quantas vezes bitcoin é usado em todo o mundo, não é nada para ficar animado.

Comunidade dividida

Desde 2009 o Bitcoin vem recebendo, várias melhorias, isso é ótimo e demonstra uma comunidade participativa, mas tudo começou a desmoronar, quando apareceu os primeiros problemas, e um deles é o tamanho do bloco.

Reais motivos:

  1. Manter escalabilidade do Bitcoin
  2. Processar mais transações por bloco
  3. Aumentar movimentações por parte de terceiros
  4. Etc…

Vamos aos fatos, de um lado temos o grupo Bitcoin Classic que pensa que bitcoin deve ser sempre uma rede de pagamento, que visa substituir, em última instância métodos tradicionais de pagamento.

Agora do outro lado temos um outro grupo que pensa bitcoin como uma rede de liquidação, Bitcoin Core, e que os usuários finais devem usar cadeias laterais, a rede lightning ou outras iniciativas futuras que possam surgir no futuro, como redes de pagamento.

Em tese teríamos de lado um blockchain bitcoin que iria lidar com mais transações com taxas baixas na sequência de um garfo rígido de rede, e, por outro, um blockchain bitcoin que pode lidar com menos transações, mais quantidades mais elevadas (e consequentemente taxas mais elevadas).

Conclusão

Ainda há muito a ser feito, o Bitcoin está em fase embrionária, quando todos de fato entender o seu potencial e ver o quanto ele pode mudar o mundo em diversas perspectivas, poderemos ver o quanto vai nos proporcionar  em processar pagamentos fisicamente.

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.