Qtum lança primeiro node de blockchain no espaço

A tecnologia Blockchain começou a levantar seus primeiros voos. E a frase não é mera força de expressão: uma empresa chamada Qtum aparentemente lançou, literalmente, o primeiro node a rodar no espaço.

A Qtum é uma empresa que trabalha com tecnologias de aplicativos descentralizados (Descentralized Apps, ou DApps). Em seu portfólio encontram-se soluções para os mais variados mercados, de artistas até soluções no mercado de energia.

O anúncio foi feito através do perfil oficial da empresa no Twitter. O vídeo com cerca de 10 segundos mostraria o node sendo lançado ao espaço por meio de um satélite chinês. Junto com o vídeo foi divulgado também um link da China National Space Administration (CSNA) mostrando o lançamento do objeto, disponível apenas em chinês.

No entanto, segundo o site Cointelegraph, o comunicado oficial faria referência ao lançamento do satélite Zhangheng-1. O link substituiu uma contagem regressiva para o lançamento do node, e não teria feito nenhuma referência a Qtum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os usuários presentes no tópico r/Qtum do Reddit imediatamente questionaram a empresa sobre o ocorrido. Em resposta, um vídeo foi publicado no canal do Telegram mostrando o lançamento e reafirmando que o node estava no foguete.

Os DApps da Qtum são únicos com base em Ethereum, porque a plataforma usa o modelo Blockchain de saída de transação não suspensa (UTXO), permitindo interações de contratos inteligentes mais leves com programas móveis e IoT.

A Qtum também é parceira da Spacechain, uma iniciativa de exploração espacial voltada para a construção de uma rede de satélite de código aberto. O armazenamento de dados no espaço exterior eliminaria possíveis problemas com a regulamentação governamental, uma vez que as regras espaciais são mais flexíveis.

Em uma entrevista à Tech in Ásia, em novembro de 2017, Zheng Zuo, CEO da Spacechain, havia falado sobre a data de lançamento projetada em fevereiro de 2018 de um satélite Cubesats Spacechain rodando em uma rede Qtum.

A Spacechain também criou um vídeo do lançamento hoje, escrevendo que o foguete trazia um “satélite SpaceChain e executando o nó completo Qtum“.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.