Categorias Notícias

Próxima atualização da Zcash tornará transações 100 vezes mais leves e 6 vezes mais rápidas

O principal diferenciador da Zcash, as transações blindadas (transações realmente anônimas), são computacionalmente pesadas – tanto que a maioria dos usuários e exchanges não podem suportá-las.

De acordo com a Coindesk, anunciado como um avanço de privacidade na comunidade de criptomoedas, as transações protegidas executam um tipo de criptografia chamada zk-snarks para ocultar dados de transação. Mas uma nova atualização, prevista para ser ativada em 29 de outubro, está sendo apresentada como uma melhoria significativa da usabilidade do protocolo em geral, mas especificamente para o uso dessas transações focadas em privacidade.

Batizada de Sapling, a atualização do hard fork tem sido o foco principal da Zcash Company, a empresa com fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento da criptomoeda, desde o seu lançamento em 2016.

Devido às mudanças técnicas incluídas no Sapling, as exchanges e carteiras serão mais prontamente capazes de aceitar transações blindadas. Carteiras leves e móveis também serão uma possibilidade – o que significa que os usuários podem enviar transações anônimas diretamente de seus dispositivos móveis.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Falando sobre os ganhos, o diretor de tecnologia da Zcash Nathan Wilcox disse à CoinDesk:

“O protocolo Sapling permitirá que transferências blindadas sejam completadas com cerca de 100 vezes menos memória e provavelmente seis ou mais vezes mais rápido.”

É uma etapa notável visto que, atualmente, transações blindadas são possíveis apenas para usuários que executam um nó completo. E com a atualização, a equipe da Zcash Company espera que possa, em última análise, remover transações transparentes, as transações Zcash não privadas que podem ser prejudiciais ao anonimato da Zcash quando usadas em conjunto com transações protegidas.

Eventualmente, isso dará início à uma era de “privacidade por padrão”, de acordo com os desenvolvedores.

“Esperamos ver uma migração para adoção do Sapling e, enquanto a migração continua, esperamos mudar para a privacidade para ser padrão quando for a hora certa”, disse Wilcox.

Continuando, Wilcox disse:

“Tudo [Sapling] está melhorando o desempenho e a segurança. Quem não gostaria disso?”

Leve e diversificada

Falar da Zcash sem as alterações de código Sapling “é muito ineficiente e complicado demais”, disse Wilcox, que a capacidade de oferecer suporte a clientes leves será enorme para a criptomoeda.

Clientes leves são aqueles que não armazenam os dados completos da blockchain, mas ainda têm a garantia de estarem seguros. Normalmente, são clientes que trabalham em um dispositivo móvel, que não têm tanto espaço de armazenamento ou poder de computação quanto computadores laptop ou desktop.

Ainda assim, esses clientes “não aparecerão apenas durante o dia de ativação”, disse Wilcox.

Em vez disso, isso exigirá algum trabalho de desenvolvimento. Por exemplo, se não forem codificados com cuidado, os clientes leves podem revelar informações de transação para seu host de carteira.

Descrevendo isso como “perigoso”, Wilcox disse que a Zcash Company está trabalhando em uma carteira da Sapling que demonstra como o código pode ser confiável.

“Nosso objetivo é criar uma carteira leve que tenha proteções de privacidade mesmo contra um provedor de serviços”, disse ele à CoinDesk.

“O objetivo é que projetemos uma experiência do usuário em torno do Sapling especificamente e garantamos que a usabilidade e a privacidade funcionem muito bem juntas.”

Essa carteira, no entanto, pode não ser liberada para usuários finais, mas serve apenas como um guia para implementações de terceiros por desenvolvedores.

Outra característica que o Sapling inclui, que incentivará mais o uso de transações blindadas, é o chamado “endereço diversificado”, que torna mais fácil para as exchanges suportar mais usuários utilizando o tipo de transação. Simplificando, endereços diversificados permitem que exchanges emitam vários endereços para a mesma carteira.

No futuro, a atualização pode ter implicações positivas para a privacidade, disse Wilcox, uma vez que as carteiras podem implantar o recurso para permitir que os usuários gerem vários endereços para a mesma conta.

“É a mesma quantidade de trabalho [como uma carteira], mas a exchange apoiará um milhão de usuários enquanto faz isso”, disse ele.

Por fim, o Sapling apresentará um recurso chamado chave de visualização para revelar seletivamente as transações. De acordo com Wilcox, isso permite que os usuários se beneficiem da transparência opcional, mas o fazem de uma forma que vem com menos riscos inerentes.

“Se tivermos uma cadeia de privacidade por padrão e você quiser ter uma conta pública, basta publicar a chave de visualização para o mundo”, disse Wilcox.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.