Categorias Notícias

Protocolo Yearn Finance defende utilização de novo padrão para tokens no Ethereum

O Yearn Finance (YFI), protocolo agregador de rendimentos descentralizado, defende uma mudança no padrão de tokens do Ethereum. Nesse sentido, ele tornou-se o primeiro protocolo importante a apoiar publicamente a adoção do ERC-4626.

Padrão similar ao ERC-20 e ERC-741, o formato ERC-4626 é voltado especificamente para os chamados tokens de rendimento. Seu objetivo é padronizar a construção desse tipo de token. O formato foi concluído em março e agora busca apoio para ser lançado.

A adesão do YFI ocorreu na sexta-feira (8) e foi publicada através do Twitter. O protocolo é um dos maiores dentro das finanças descentralizadas (DeFi) e, portanto, fornece um nível de legitimidade incentivo para a exploração do ERC-4626.

Novo padrão no Ethereum

O novo padrão foi finalizado no mês passado e já conquistou o uso de alguns dos maiores protocolos de DeFi. Muitos investidores enxergam o novo formato como parte das mudanças do Ethereum rumo à esperada atualização “The Merge”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em primeiro lugar, o ERC-4626 padroniza as características dos tokens de rendimento, tornando mais fácil a sua criação. Mas o formato também cria uma interface compartilhada para tokens mantidos em cofres. De fato, o ERC-4626 também é conhecido como padrão de cofre tokenizado.

Joey Santoro, co-autor do novo formato, esclareceu que o ERC-4626 se aplica essencialmente a qualquer lugar onde um usuário coloca um único token e receba outro único token. Isso ocorre em protocolos como o YFI e Compound (COMP), por exemplo.

No entanto, cada um desses protocolos costuma seguir regras e padrões próprios, dificultando sua integração. Usuários mais novos podem encontrar dificuldades em usá-los, ao passo que desenvolvedores precisam lidar sempre com códigos diferentes.

Com o ERC-4626, a criação de tokens de rendimento torna-se mais fácil. Afinal, qualquer aplicativo construído em cima de um cofre ERC-4626 funcionará para qualquer token ERC-4626. É exatamente assim que funcionam padrões como o famoso ERC-20.

Logo, os desenvolvedores não precisam escrever novos código para criar cofres personalizados para cada novo aplicativo DeFi. Um único código servirá para a criação de diversos tokens nesse sentido.

Passos até a introdução

Santoro explica como essa atualização ajudará os desenvolvedores de DeFi. Antes da criação do ERC-4626, os desenvolvedores comumente escreviam soluções de codificação exclusivas para integrar os tokens de rendimento.

Por causa dessas soluções, eles precisavam gastar seu próprio dinheiro ou do projeto para auditar esse código personalizado, visando encontrar potenciais vulnerabilidades de segurança.

“Esta foi uma enorme dor de cabeça para os desenvolvedores. A falta de padronização para tokens de rendimento permitiu que ineficiências e inseguranças se propagassem em DeFi” explica Santoro.

Santoro também explica que construir tokens exclusivo demanda mais gastos com taxas de gas, bem como passos extras. O ERC-4626 elimina todas essas etapas, enxuga o processo e reduz os custos.

Leia também: Binance recebe aprovação provisória para operar em Abu Dhabi

Leia também: Elon Musk sugere mudanças no Twitter, incluindo aceitação de Dogecoin

Leia também: Relatório exclusivo do DappRadar: como a guerra da Rússia e a resposta do Ocidente estão impactando as criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.