Comunicado de Imprensa

Protocolo Blocknet: A liberdade de executar um nó sem a necessidade de se preocupar com sua manutenção

O Protocolo Blocknet lançou as bases para um Infura descentralizado. O Infura deu aos desenvolvedores a liberdade de executar um nó sem a necessidade de se preocupar com sua manutenção. No entanto, essa confiabilidade levou ao tráfego pesado através de seus nós, com a maioria desse tráfego re-centralizando uma grande parte da rede Ethereum onde este problema foi agravado ainda mais durante o auge da mania do CryptoKitties em 2017, em que a maior parte do tráfego foi canalizada para o Infura, causando mais problemas, entupindo a rede.

Nos últimos 9 meses, o número de nós mantidos caiu 25%, pois um número crescente de operadores de nós parou de manter seus próprios nós e passou a usar o Infura. Se essa tendência continuar, o Infura passará da operação de uma pequena porcentagem de nós do Ethereum para uma porcentagem muito maior, criando um sistema cada vez mais centralizado.

O Protocolo Blocknet: Descentralizada infura

Os aplicativos descentralizados devem ser resistentes à censura, com confiança e sem um ponto central de falha – princípios nos quais o Protocolo Blocknet foi fundado. O protocolo Blocknet consiste em 2 componentes:

  1. XRouter é um back-end do cliente SPV inter-blockchain, permitindo a verificação de registros sem exigir que os usuários baixem o blockchain completo. O XRouter funciona no Nível TCP/IP e é compatível com toda e qualquer cadeia de blocos e redes.
  2. XBridge oferece a capacidade de realizar trocas verdadeiras e descentralizadas entre qualquer ativo digital suportado pelo Blocknet Protocol por meio de APIs. Todo o processo é feito de maneira confiável.

Juntos, o XBridge e o XRouter fornecem interoperabilidade total descentralizada em todas blockchains, criando um ecossistema de API do tipo Infura, mas completamente descentralizado para centenas de blockchains

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os incentivos para executar um nó de serviço do Blocknet

O Protocolo Blocknet permite a monetização de serviços inter-chain e multi-chain e interações entre qualquer plataforma de contrato inteligente e qualquer outra blockchain, mesmo aquelas que não possui recursos de contrato inteligentes. O XRouter foi projetado desde o início para fornecer interoperabilidade com qualquer e todas cadeias de bloco, incluindo todas as DTLs (como IOTA e Hashgraph.) E cadeias privadas (como Hyperledger ou R3.) O XRouter também pode verificar fontes de dados externas, como as usadas no Oraclize.

O protocolo é suportado por uma rede de nós de serviço que hospedam nós completos das blockchains suportadas, hospedam micros serviços, verificam UTXOs, encaminham a comunicação entre as blockchains e execute medidas anti-spam/DOS para a rede. BLOCK é o token do Blocknet blockchain e é usado para pagar taxas pelos serviços da rede. Através dessas taxas, o BLOCK é usado como compensação aos Nós de Serviço para incentivar o suporte.

Os operadores de nós de serviços também recebem 100% das taxas geradas pelo uso dos serviços da rede (XBridge, XRouter, XCloud). Os proprietários dos nós da Blocknet, portanto, têm um grande incentivo para manter seus nós. Essa é uma diferença marcante na operação de um nó Ethereum normal, onde há uma falta de um modelo econômico para incentivar os operadores a continuar executando os nós Ethereum.

Desenvolvedores, DeFi, DApps e casos de uso

O Protocolo Blocknet torna o desenvolvimento independente de blockchain. Isso significa que o desenvolvimento pode ocorrer em qualquer cadeia e os recursos necessários podem ser extraídos de outras cadeias de blocos. Se os desenvolvedores desejam utilizar contratos inteligentes de diferentes cadeias, agora podem fazê-lo, misturando e combinando qualquer blockchain que escolherem, para criar o que quiserem, sem necessidade de reescrever contratos do zero. Como o Blocknet usa a base de código Bitcoin, isso beneficia o XRouter, o XCloud e o XBridge, melhorando a segurança e a escalabilidade da rede.

Também foi integrado o suporte ao DNS, que oferecerá suporte ao próximo proxy XRouter (atualmente em beta fechado), permitindo que os Nós de Serviço ofereçam aos clientes e desenvolvedores empresariais acesso direto às estruturas RPC em qualquer blockchain, incluindo o Ethereum. O proxy também permitirá o suporte a milhões de solicitações por segundo e tudo sem exigir a instalação da carteira Blocknet.

A rede Blocknet XRouter foi projetada com o consenso em mente, o que significa que os desenvolvedores podem acessar uma variedade de nós de serviço que executam os mesmos trabalhos, escolhendo quais nós eles gostariam de usar para obter consenso na rede. Também há a capacidade de criar micros serviços personalizados em contêineres do Docker que atuam como plug-ins para o XRouter. Essa é a base da plataforma XCloud da Blocknet. O XCloud pode ser usado para monetizar qualquer serviço com pagamentos cripto sem precisar recodificar ou alterar nada sobre os aplicativos existentes.

O XCloud é como uma AWS descentralizada. Portanto, o Ethereum pode ser hospedado em um nó do Blocknet Service que pode ser acessado por meio de plugins XRouter/XCloud, dando acesso às APIs do Ethereum, assim como a Infura oferece. A diferença é que, com o Blocknet, tudo é completamente descentralizado.

O XRouter e o XBridge permitem bibliotecas individuais, permitindo a compilação de DApps fora da carteira principal. Esses DApps podem ser utilizados via Metamask, o que resultará em verdadeiro financiamento descentralizado (DeFi). Um Nó de Serviço Blocknet pode oferecer serviços via XCloud plugins, permitindo que os desenvolvedores construam um verdadeiro ecossistema DeFi onde os operadores de nós receber taxas de desenvolvedores e empresas que utilizam seu nó de serviço.

No momento, já existe uma longa lista de chamadas do XRouter para serviços de dados Oracle fora da cadeia, jogos, aplicativos de mensagens e muito mais, incluindo mais de 32 chamadas ao vivo do Ethereum que os desenvolvedores podem começar a utilizar. Atualmente, os nós da Blocknet suportam mais de 100 Blockchains, incluindo BTC, LTC, ETH, EOS, DGB, DASH, DOGE, SIA, SYS e muito mais. Os casos de uso podem ser visualizados no whitepaper Blocknet.

Para mais informações, acesse:

Site: https://blocknet.co/
Medium: https://medium.com/@theblocknetchannel
Discord: https://discord.gg/2e6s7H8
Twitter: https://twitter.com/The_Blocknet
Facebook: https://en-gb.facebook.com/theblocknet/

Atenção: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Compartilhar
Comunicado de Imprensa

O CriptoFácil é um dos principais sites brasileiros com informações sobre Bitcoin, Blockchain, criptoativos e tecnologias disruptivas.

This website uses cookies.