Economia

Promotores dos EUA temem que acusações contra Binance causem corrida à exchange

Funcionários do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) estão considerando acusar de fraude a exchange de criptomoedas Binance. Contudo, estão preocupados que as eventuais acusações causem uma “corrida” à exchange similar ao que aconteceu no caso da FTX, prejudicando os clientes da empresa.

De acordo com uma reportagem do Semafor publicada nesta quarta-feira (02), fontes disseram que os promotores federais estão receosos de indiciar a Binance por conta dessa possível reação do mercado e da perda de dinheiro por parte dos investidores.

Diante disso, considera-se outras ações contra a Binance, incluindo multas e acordos, de modo a responsabilizar a exchange de suas supostas má condutas.

Ações contra a Binance

Conforme noticiou o CriptoFácil, a Binance e seu fundador e CEO Changpeng Zhao (CZ) estão enfrentando acusações por parte da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA e da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A CFTC processou a exchange por operar uma exchange “ilegal” e ter um programa de conformidade “falso”. Enquanto isso, a SEC processou a exchange e CZ, dizendo que a Binance inflou artificialmente seus volumes de negociação, desviou fundos de clientes, falhou em restringir clientes dos EUA, entre outras acusações.

Segundo a reportagem da Semafor, o fato de o DoJ estar debatendo os efeitos que uma acusação poderia ter sobre os consumidores é, de certa forma, um aceno para a legitimidade da criptomoeda. Por outro lado, essa ação pode enviar um sinal de que os EUA são brandos com as exchanges de criptomoedas que descumprem a lei.

Vale ressaltar que a SEC também está processando a exchange de criptomoedas Coinbase, mas por outros motivos. O regulador acusa a empresa de negociar ativos classificados como valores mobiliários, o que seria uma violação das leis federais. Ambos os processos ainda estão em andamento.

Exchange quase fechou unidade dos EUA

Também nesta semana, o CriptoFácil noticiou que a Binance quase fechou unidade dos EUA para proteger operações globais. Entretanto, CZ não conseguiu a aprovação necessária para isso.

O CEO da unidade dos EUA, Brian Shroder, foi o único resistente à decisão. Ele se opôs à liquidação da Binance.US porque temia que uma paralisação repentina pudesse prejudicar os clientes da exchange dos EUA. Isso porque, em caso de liquidação, os clientes seriam forçados a mover ou liquidar rapidamente seus ativos.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.