Categorias Notícias

Primeira carteira via SMS para Dash é lançada na Venezuela

A Dash Text, empresa sediada na Venezuela, introduziu o primeiro serviço de carteira via mensagens de texto (SMS) exclusivamente para transações com a criptomoeda Dash. O serviço permitirá que os pagamentos sejam enviados e recebidos no país sem a necessidade de um smartphone ou mesmo de uma conexão à Internet.

Venezuela volta-se para a Dash

No mês passado, Ryan Taylor, CEO do Dash Core Group, disse que “dezenas de milhares de downloads de carteiras são feitos no país a cada mês”. A hiperinflação e a instabilidade econômica na Venezuela estão forçando muitos cidadãos a optarem por moedas alternativas, e a Dash tornou-se, ainda em julho, a criptomoeda mais utilizada no país.

Como uma moeda digital peer-to-peer para pagamentos, que experimentou mais de 1.000% de crescimento durante o último ciclo de alta, tanto em valor quanto em volume de negociação desde 2015, a Dash oferece uma alternativa barata e rápida ao desvalorizado bolívar (moeda local da Venezuela) – que recentemente sofreu uma mudança em mais uma tentativa do governo para debelar a crise.

No entanto, enquanto Dash está tornando-se uma escolha popular, nem todo mundo é capaz de utilizar suas vantagens na Venezuela. Os números da Newzoo, empresa global de inteligência de mercado, descobriram que até setembro, apenas 41% da população da Venezuela possuía smartphones. Isso significa que um número significativo de pessoas não consegue acessar Dash e outras criptomoedas, mesmo que queiram.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A fim de resolver este problema, o serviço de carteira via SMS foi lançado. A plataforma foi criada por Alejandro Echeverría e Lorenzo Rey, que também é o CTO da Dash Text. Ao enviar uma mensagem de texto para a organização, mesmo a partir de um celular básico, ela cria imediatamente uma carteira para o usuário do telefone. O processo é controlado por um número de telefone e não requer acesso à Internet para ser configurado.

Em entrevista à News BTC, Rey disse que a resposta até agora tem sido “extremamente positiva”.

“Este serviço é uma necessidade real, porque milhões de pessoas não têm bons smartphones ou uma boa conexão à Internet”, acrescentou.

“Queremos expandir para outros países e isso é algo que está em nosso roteiro. Mas, por enquanto, queremos nos concentrar nos usuários da Venezuela.”

Criptomoedas offline

Uma vez configurado, um usuário pode enviar e receber Dash com comandos simples e ações executadas. Isto é particularmente útil quando se trata de remessas. Segundo relatos, estima-se que os venezuelanos que deixaram o país enviam pelo menos US$ 1 bilhão para amigos e parentes que ficaram. Mesmo assim, uma mudança nas regras de remessa busca as muitas pessoas lutando para receber o dinheiro que precisam.

“Na Dash, entendemos que as transações internacionais são caras e demoradas e, na América Latina, há uma clara possibilidade de ajudar milhões de pessoas que precisam enviar dinheiro para casa através dos sistemas tradicionais de remessas”, disse Ernesto Contreras, Gerente de desenvolvimento de negócios da Dash para a América Latina.

Para o especialista em segurança, no entanto, o uso de uma mensagem de texto para enviar e receber pagamentos do Dash pode não parecer muito seguro. Rey, no entanto, afirmou que o Dash Text é tão seguro quanto qualquer aplicativo de mensagens encontrado em um telefone, nos quais, na maioria dos casos, as pessoas compartilham muitas informações privadas, o que não ocorre no serviço de mensagens.

“Ao manter seu smartphone bloqueado com senha ou senha, mesmo que alguém roube seu telefone, ele não poderá acessar seus fundos”, acrescentou. “No entanto, se você não tomar cuidado com a segurança do seu telefone, alguém poderá roubar seus fundos, assim como eles poderiam roubar suas fotos ou mensagens particulares.”

Rey ressalta que essas carteiras SMS não devem ser usadas como armazenamento permanente de moedas. Em vez disso, eles devem ser usados ​​para transferir valores com conveniência e outras operações com pequenas quantidades. “Assim como não guardamos toda a poupança da nossa vida na carteira, também não devemos levar nossas economias em criptomoedas no Dash Text”, disse Rey.

A empresa espera que a adoção do Dash Text seja uma solução perfeita para as barreiras monetárias atualmente vistas e enfrentadas na Venezuela.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.