Categorias Notícias

Presidente da CFTC dos EUA se despede emocionado e feliz por ter ajudado a impulsionar o Bitcoin

J. Christopher Giancarlo, presidente da Comissão do Comércio de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC, na sigla em inglês), está se preparando para se afastar depois de ficar por cinco anos no cargo. O regulador, carinhosamente apelidado de “Crypto Dad”, escreveu uma carta sincera aberta à comunidade de blockchain antes de sua saída da agência reguladora norte-americana.

Giancarlo, durante seu período à frente da CFTC, adotou uma postura mais “pró” em relação ao mercado de criptoativos em comparação com a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, principalmente por ter “aprovado” o lançamento de contratos futuros de Bitcoin na CBOE e na CME em dezembro de 2017, abrindo as portas para que as criptomoedas tivessem exposição ao mercado institucional. Já a SEC, vem negando ou se abstendo de tomar uma posição em relação aos pedidos de listagem de um ETF de Bitcoin.

“Durante o meu mandato, tem sido uma convicção fundamental que, para que a CFTC permaneça um regulador eficaz, ela deve acompanhar essas mudanças, ou nossas regulamentações se tornarão desatualizadas e ineficazes. Tenho o prazer de dizer que, nos últimos dois anos, a CFTC não tem sido espectadora da digitalização dos mercados modernos. Assim como nossas vidas estão sendo transformadas, os mercados comerciais do mundo estão passando pela mesma revolução do analógico para o digital, do comércio humano para o algoritmo e de centros autônomos para redes comerciais interconectadas. As tecnologias digitais emergentes estão afetando os mercados comerciais e todo o cenário financeiro com implicações de longo alcance para a formação de capital e a transferência de risco”, declarou.

Ainda em seu documento de despedida, Giancarlo volta a defender o Bitcoin e as criptomoedas, argumentando que a tecnologia precisa ser incentivada e que sua postura foi fundamental para acalmar os “ânimos dos governos”.

Sinto-me feliz por ter estado no comando durante este tempo e ser uma voz no governo capaz de acalmar alguns dos medos e pedidos para demitir, impedir ou esmagar esta nova tecnologia”, finalizou.

Leia também: Presidente da CFTC dos EUA diz que agência não quer prejudicar o desenvolvimento do setor

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.