Categorias Notícias

Presidente da CBOE está otimista e acredita que SEC aprovará o ETF de Bitcoin

A CBOE Global Markets Inc. (Chicago Board Options Exchange), uma das maiores bolsas de negociação do mundo e um dos mais importantes mercados de negociação de futuros de Bitcoin, está otimista quanto a aprovação dos reguladores norte-americanos sobre sua proposta de listagem de uma ETF de Bitcoin.

Assim como outras propostas, a decisão sobre a requisição da CBOE foi adida pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC na sigla em inglês) dos EUA para setembro, contudo isso não parece ser uma dor de cabeça para o CEO e presidente da CBOE Chris Concannon que afirmou à agência de notícias Bloomberg estar otimista quanto à aprovação de sua proposta pelo órgão regulamentador.

Concannon disse que ter o primeiro ETF de Bitcoin seria uma vantagem de mercado. Uma vez que o ETF seja aprovado, a entrada de capital continuará, com base no precedente estabelecido por outros ETFs. Segundo ele, as negociações de futuros de Bitcoin da bolsa proporcionam um mercado mais maduro e saudável, mas um ETF baseado em futuros levanta a questão de qual é o nível de liquidez correto, uma vez que tal produto ainda não foi testado.

Os volumes de negociação de futuros de Bitcoin não corresponderam aos níveis de commodities como petróleo ou ouro. Mas esperar por liquidez adicional para introduzir um ETF cria um dilema. Enquanto o ETF aumentaria o nível de negociação de futuros, a SEC está relutante em aprovar o ETF se não houver liquidez suficiente em seus futuros subjacentes. Além disso, a agência norte-americana está preocupada com possíveis manipulações no mercado de criptomoedas amplamente não regulamentado e, possivelmente, influenciado por diversos atores com poderes também diversos, como a Bitmain em mineração, Bitfinex na liquidez do Tether, entre outros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto a SEC não decide sobre o possível ETF, outros players, como a Bolsa de Valores de Nova York, planejam oferecer um contrato futuro de criptomoedas com liquidação física ainda este ano. A CBOE e a bolsa de Chicago CME Group Inc. começaram a oferecer contratos futuros de Bitcoin em dezembro de 2017, marcando a primeira entrada significativa do Bitcoin no mainstream financeiro. No entanto, Concannon admitiu que a publicidade em torno dos “futuros” superou o volume de negócios, observando que o tamanho do mercado de criptomoedas é um quinto do mercado da Apple.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.