Economia

Presidente da Argentina propõe incentivos para quem declarar criptomoedas

O presidente recém-eleito da Argentina, Javier Milei, propôs um projeto que pode resultar em uma taxa de imposto mais baixa para os argentinos que investem em criptomoedas. O governo concederia essa possível vantagem aos indivíduos que declararem suas participações em criptoativos, sejam eles nacionais ou estrangeiros. A intenção de Milei é legalizar o uso de criptomoedas no país.

No entanto, o ponto controverso desse projeto reside no fato de que os declarantes não precisariam divulgar a origem dos ativos nem informar onde estão armazenados.

Esse programa de regularização de ativos faz parte de propostas abrangentes de reformas econômicas e políticas de Milei. Em geral, as regulamentações poderiam beneficiar (em termos fiscais) os usuários que possuem uma grande quantidade de criptomoedas nunca antes declaradas ao tesouro argentino.

De acordo com a proposta do Executivo controlado pelo economista liberal, seria permitida a lavagem de ativos, inclusive criptomoedas, que tenham sido ganhos ou adquiridos no exterior, ou então que estejam sob custódia de um serviço no exterior (como exchanges ou carteiras de criptomoedas).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Isso significa que os argentinos podem usar criptomoedas regularizadas ​​dentro do território argentino para qualquer tipo de negociação. Isso inclui a aquisição de outros bens, por exemplo.

Projeto de Milei visa ‘legalizar’ criptomoedas na Argentina

O mercado de criptomoedas recebeu de forma positiva a vitória presidencial de Milei em novembro, especialmente após ele expressar apoio ao Bitcoin (BTC) durante sua campanha. No entanto, seu projeto de lei já enfrenta forte resistência e protestos no país desde sua introdução na terça-feira.

Isso porque o regime de regularização proposto abrange diversos ativos, incluindo criptomoedas, dinheiro e até bens, com taxas reduzidas para declarações antecipadas. Por exemplo, os cidadãos que declararem suas participações em criptomoedas até o dia 31 de março estarão sujeitos a uma taxa de imposto de apenas 5%. Esse percentual aumenta para 15% caso a declaração seja feita até o dia 30 de novembro.

As concessões propostas aplicam-se a “criptomoedas, criptoativos e outros bens similares, independentemente de quem os emitiu, quem é o proprietário ou onde foram depositados, guardados ou armazenados”, de acordo com o projeto de lei.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.