Notícias

Premio Nobel de Economia Diz: Devemos Eliminar o Dinheiro e Usar Moedas Digitais

Joseph Stiglitz, ganhador de Prêmio Nobel de Economia, disse no encontro “World Economic Forum’s Annual” (Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça),  que os EUA deveriam eliminar a moeda fiduciária e avançar em direção às moedas digitais progressivamente.

Palestrando na sessão chamada fim da corrupção, Stiglitz disse que a eliminação gradual do dinheiro e a introdução de uma moeda digital tem “benefícios que compensam o custo”, a longo prazo.

Ele afirma dizendo:

Você pode colocá-lo no contexto de uma das grandes questões que estão sendo discutidas aqui em Davos este ano, que é a reação contra a globalização da corrupção. A falta de transparência nos mercados financeiros globais e os segredos que os documentos do Panama Papers expuseram, apenas reforçaram o que já sabíamos, significou que existe um quadro global para a corrupção e evasão fiscal.

Ele acrescenta que é graças esses paraísos fiscais que as pessoas são mais propensas a se envolver nestas atividades. No entanto, se esses paraísos  não existissem, então os benefícios associados a essas atividades seriam bem reduzidos, afirma Stiglitz.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um dos países que não fez o seu trabalho na luta contra a corrupção é os Estados Unidos, de acordo com Stiglitz, e acredita que uma solução em potencial é a eliminação gradual do dinheiro fiduciário e a introdução de moedas digitais.

No entanto, embora possa haver questões dessa transição, Stiglitz acredita que a longo prazo, é uma jogada certa.

Bitcoin ‘Shut Down’ pelo EUA

Apesar de seus recentes pontos de vista sobre a eliminação da moeda fiduciária e a introdução de uma moeda digital como o bitcoin, no passado Stiglitz nem sempre foi favorável à moeda.

Quando perguntado sobre sua opinião do bitcoin em um evento público na London School of Economics, em setembro do ano passado, Stiglitz respondeu que:

O uso principal do bitcoin tem sido para contornar as autoridades fiscais e regulamentação. Eu acho que o governo dos EUA faz bem tentar acabar com a moeda.

No entanto, apesar de sua visão limitada sobre bitcoin no momento desta citação, ele agora parece estar a favor de moedas digitais como bitcoin. Não só isso, mas o golpe do Fundo Monetário Internacional (FMI) no passado, por parte em crises enfrentadas por economias ao redor do mundo, poderia ilustrar que ele é contra a configuração bancária e ansioso para ver a moeda física gradualmente ser eliminada.

No entanto, ele não é o primeiro a abraçar o início de uma sociedade sem dinheiro físico.

Professor em Harvard e economista Kenneth Rogoff disse na CNBC no ano passado, que as cédulas de dinheiro são a ferramenta ideal para a evasão fiscal. A fim de combater essa evasão e as atividades ilícitas, ele acredita que a quantidade de dinheiro físico em todo o mundo tem de ser reduzida.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi já removeu 90 por cento da moeda do seu país de circulação com o banimento das notas de 500 e 1.000 rúpias, para reduzir a evasão fiscal, corrupção e terrorismo.

Enquanto algumas decisões podem causar pânico no começo, elas acabam ajudando a abrir as portas para o bitcoin, o que faz sentido no mundo digital em que vivemos.

Compartilhar

This website uses cookies.