Categorias Notícias

Porto de Abu Dhabi adota blockchain: “é um passo fundamental na digitalização do comércio”

De acordo com uma reportagem da Agência de Notícias dos Emirados, a Maqta Gateway, uma subsidiária do Abu Dhabi Ports, desenvolveu e implantou sua própria solução blockchain para logística e comércio internacional. Apelidada de “Silsal”, “chain”em árabe, a solução é a primeira de seu tipo em Abu Dhabi e permitirá o rastreamento em tempo real, economizando tempo e aumentando a eficiência geral do comércio internacional em um sistema descentralizado.

Dados do Fórum Econômico Mundial indicam que a tecnologia blockchain tem o potencial de economizar até 20% das despesas atuais no transporte marítimo, o que representaria cerca de US$1 trilhão em todo o comércio global

“A blockchain é um passo fundamental na digitalização do comércio. Por meio da Silsal, ofereceremos à comunidade comercial acesso seguro e integrado à essa tecnologia com economia de custos e tempo através de rastreamento e acompanhamento em tempo real, redução de burocracia e facilidade na extração de informações vitais para receber atualizações ao vivo” disse Noura Al Dhaheri, CEO da Maqta Gateway

A plataforma também será capaz de criptografar e proteger com segurança toda a documentação essencial de transporte, incluindo as ordens de transporte, reserva, entrega e transporte.

Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Digital da Maqta Gateway, a blockchain foi testada em campo com clientes estratégicos dos portos de Abu Dhabi antes do lançamento e terá um lançamento comercial para os agentes de carga e seus clientes inicialmente. Posteriormente, a tecnologia será oferecida ao resto da comunidade de comércio como uma “ferramenta complementar”, juntamente com o atual Sistema Comunitário Portuário de Maqta, um movimento que acelerará a adoção.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.