Categorias Notícias

Por que ter ETFs de Bitcoin negados pode ser positivo para as criptomoedas

Texto de opinião da ICOBox, startup focada na promoção da blockchain através da venda de produtos via ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês)

O mercado de criptomoedas não se saiu bem em julho passado, quando a SEC negou as sucessivas tentativas dos irmãos Winklevoss de ter um fundo negociado em bolsa (ETF). A notícia afetou o preço do Bitcoin, arrastando-o de sua alta de julho de US$8.300 para uma baixa de cerca de US$6.000 (de acordo com dados da ferramenta Coinmarketcap). A comunidade geral de criptomoedas reagiu de forma semelhante quando os ETFs anteriores foram negados.

O argumento para um ETF de um ativo digital é que, se um ETF de Bitcoin é criado, um grande número de investidores institucionais entrará no mercado de criptomoedas, aumentando assim o preço do ativo. Teoricamente, quando algo desse poder é negado, é apenas senso comum que a comunidade fique com medo e os preços comecem a diminuir.

Na quarta-feira, 22 de agosto, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) não negou apenas um ou dois ETFs de Bitcoin, mas sim nove. No entanto, desta vez, o mercado pareceu permanecer estagnado e não vacilou como nas outras vezes que um ETF foi negado. Na verdade, os preços das criptomoedas aumentaram ligeiramente após o anúncio. Essencialmente, pode-se argumentar que um ETF de Bitcoin não é tão grande quanto pensávamos. De fato, a negação dos ETFs da Bitcoin poderia ser uma coisa boa para a criptomoeda.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como sua razão para negar um veículo institucional para o Bitcoin, a SEC afirmou que a incerteza e a possibilidade de manipulação de mercado eram os principais culpados. Há muitos “desconhecidos”, pelo menos no momento. O fato de se perder em tudo isso é que os próprios ETFs são um veículo de investimento bastante novo.

Os primeiros ETFs não surgiram até o início dos anos 90, quando o fundo S&P 500 Trust foi consolidado em um “ETF”, com o agora famoso nome de “SPY”. O que é ainda mais interessante é que a Gold não teve seu primeiro ETF nas bolsas norte-americanas até quase 13 anos depois disso, em 2003 (Fonte: Investopedia). O Bitcoin está em sua infância quando comparado a outros ativos e commodities globalmente conhecidos. Graças à Internet, o Bitcoin ultrapassou a disponibilidade, a usabilidade e muito mais rapidamente do que qualquer outro ativo da história.

O Bitcoin não precisa de um ETF para prosperar. De fato, parece que a comunidade geral pode ter conhecimento limitado sobre o que exatamente um ETF significaria para o Bitcoin. A introdução de um ETF para o Bitcoin o colocaria no mesmo campo de jogo com os maiores gigantes de Wall Street, quase todos os quais declararam sua aversão e descrença em suas capacidades. Com isso em mente, uma quantidade coletiva de short e colocação de derivativos negativos poderia esmagar o preço do Bitcoin. Aqueles a favor de um ETF de Bitcoin parecem ter a noção de que a totalidade dos bancos de investimento e os comerciantes de derivativos vão recebê-lo de braços abertos, mas isso não é verdade.

“As notícias positivas sobre o ETF de Bitcoin podem aumentar temporariamente o preço da criptomoeda, mas não é necessária nenhuma ajuda para a adoção da criptomoeda”, diz Daria Generalova, cofundadora da ICOBox.

Andreas Antonopoulos, considerado o “padrinho do Bitcoin” por seu trabalho sem fins lucrativos no ecossistema, também declarou seu desgosto por um ETF de Bitcoin. “Parece que estamos indo exatamente na direção oposta à qual Satoshi nos propôs ir”, declarou Antonopoulos durante um programa de perguntas e respostas sobre suas opiniões sobre um ETF de Bitcoin.

Independentemente da sua opinião sobre a decisão do ETF, deve-se notar que a principal razão pela qual as pessoas até queriam um ETF de Bitcoin implementado em primeiro lugar é para que o preço do Bitcoin suba. Embora isso possa ser temporariamente verdade, seu efeito a longo prazo pode prejudicar o preço da criptomoeda. Além disso, um ETF de Bitcoin não ajudará na adoção futura. Talvez o foco de toda a comunidade das criptomoedas, pelo menos por enquanto, não deve ser o de implementar a coisa exata contra a qual o Bitcoin se opõe, mas sim promover sua adoção e permitir que o poder financeiro seja devolvido às pessoas comuns.

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.