Notícias

Por que o Facebook precisa de uma criptomoeda?

Está previsto que o Facebook lançará uma criptomoeda ainda em 2019, permitindo que usuários do WhatsApp enviem dinheiro instantaneamente. O projeto Libra é definitivamente um território opaco que levanta diversas questões hipotéticas e importantes sobre a viabilidade e aplicação da stablecoin, chamada Global coin.

Conforme o Ethereum World News relatou no dia 05 de junho, a gigante do ramo de redes sociais está conversando com a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC, na sigla em inglês) sobre sua stablecoin. O Facebook está observando o cenário regulatório antes de se comprometer com o lançamento, tendo em vista que as criptomoedas ainda encontram-se em um limbo legal.

Mercado de pagamentos digitais

No mundo contemporâneo, as opções de pagamentos digitais estão tomando uma parcela crescente do mercado de pagamentos. Dinheiro está continuamente em declínio, suscitando um futuro no qual o dinheiro terá uma importância menor. Ironicamente, no ocidente os usuários ainda são controlados por bancos. Até mesmo em aplicações de pagamento mobile, como o Apple Pay, os bancos retêm taxas. Isso porque os canais de pagamento estão, em sua maioria, ligados aos cartões dos usuários e contas bancárias.

Soluções de pagamento mobile

O aumento das opções de pagamento mobile está desafiando as instituições do mainstream, pois os canais de pagamento puramente mobile cortarão os bancos e tornarão as transações menos complicadas. Desta forma, o aumento dos aplicativos de pagamento, como AliPay e WeChat, faz com que o mercado mude drasticamente. Tais aplicativos podem remover os bancos e companhias de cartões do mercado, que movimenta dezenas de bilhões de dólares anualmente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

WeChat e AliPay são pioneiras neste setor. Ambas aplicações dominam a indústria de pagamento na China com soluções de baixo custo e rápidas transações. A habilidade de receber e enviar pagamentos utilizando o telefone é obviamente uma vantagem. Pessoas na China possuem soluções fáceis e o comércio é melhor, além de mais eficiente, com as soluções de pagamento mobile.

Prioridades do Facebook

O Bitcoin definitivamente está tendo dificuldades para atingir consumidores do mainstream. Desta forma, o Facebook busca ser bem sucedido onde o Bitcoin e outras altcoins falharam, em razão do entendimento limitado sobre o mercado e barreiras regulatórias. Naturalmente, Mark Zuckerberg e companhia buscarão uma inovação mais “animadora”, fazendo com que o sucesso das criptomoedas seja atribuído ao Facebook – atraindo inovadores e desenvolvedores.

Se o Facebook está buscando uma solução de pagamentos alternativa, por que não estudar o modelo do AliPay e do WeChat? O mercado norte-americano de pagamentos está pedindo por uma solução de pagamento mobile. Conforme mostrado na China, tais soluções são convenientes e lucrativas.

O Facebook pode lançar uma opção de pagamento digital separada para mobile que não seja necessariamente baseada em blockchain, o que seria mais conveniente para a gigante das redes sociais. De fato, não seria prudente adentrar o mercado de criptoativos simplesmente para ter uma parcela do mesmo. A empresa deve, portanto, lançar uma moeda que definitivamente melhorará toda a indústria das criptomoedas. Caso contrário, é melhor apenas replicar outras opções de pagamento já existentes no mercado.

Leia também: Facebook inicia conversas com reguladores dos EUA para lançar a GlobalCoin

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.