Categorias Notícias

Ponzi no Ethereum congela fundos e uso de stablecoin Paxos cai 90%

O volume de transações da stablecoin Paxos (PAX) caiu 90% em relação ao seu pico em maio.

Os especialistas apontam que esta diminuição estaria relacionada a supostas restrições e congelamentos de fundos no esquema Ponzi MMM Blockchain Smart Contract (BSC).

As operações diárias com o PAX caíram de cerca de 28.000 em maio para pouco menos de 2.000 em julho.

Golpe

De acordo com Coin Metrics, o declínio foi acentuado nos últimos dias, o que levou as transações ao patamar de janeiro deste ano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, para o usuário do Twitter @jp_koning, o que aconteceu está diretamente relacionado à interrupção do pagamento pelo sistema de pirâmide revelado.

Segundo Koning, “o maior Ethereum Ponzi, MMM BSC, está sem pagamento há sete dias”.

Porém, embora os operadores do MMM BSC estejam dizendo que o sistema está em manutenção, toda a comunidade está denunciando o suposto golpe.

Informações da direção do contrato do MMM BSC no Etherscan.io confirmam que a transação mais recente com o PAX ocorreu nove dias atrás.

Outro aspecto que chama a atenção é que, ao analisar os números da Coin Metrics e avaliar o aumento de transações com PAX, é evidente que a curva coincide com a chegada do MMM BSC no ecossistema de criptomoedas.

Portanto, quase todo o novo uso do criptoativo foi limitado a um esquema fraudulento.

Paxos foi usada para legitimar golpe

Desta forma, segundo os especialistas, os golpistas teriam usado a Paxos para dar mais legitimidade ao golpe.

Afinal, o PAX é uma stablecoin vinculada ao dólar dos Estados Unidos e sua empresa controladora, Paxos, está autorizada a operar pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York.

No golpe, os participantes do novo esquema atuam como bancos e fazem empréstimos chamados de “doações” para aqueles que os solicitam.

Assim, os credores obtêm um suposto retorno diário presumido de 1% sobre os fundos enviados. Quem quiser “emprestar” deve fazê-lo com um mínimo de 10 PAX, ou seja, um equivalente a US$ 10.

Além disso, se o usuário convidar outras pessoas para participar, a “ajuda” que seus encaminhamentos fizerem gerará outros bônus de 5%.

Leia também: Coca-Cola usará Ethereum no fornecimento de produtos e pode criar seu token

Leia também: Mercado de Bitcoin brasileiro movimentou quase R$ 1,5 bilhão em julho

Leia também: Mercado de futuros de Ethereum supera crescimento de futuros de Bitcoin

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.