Categorias Notícias

Polygon lança solução de escalabilidade que promete reduzir taxas em 90%

A equipe Polygon anunciou nesta quarta-feira (20) o lançamento de uma solução de dimensionamento de conhecimento zero (ZK) 100% compatível com o Ethereum Virtual Machine (EVM).

De acordo com o anúncio, a solução promete reduzir em até 90% as taxas em comparação com os custos atuais na cadeia Layer 1 Ethereum.

Polygon zkEVM

Conforme destacou a Polygon em um comunicado à imprensa, a Polygon zkEVM é a primeira solução de dimensionamento equivalente ao Ethereum.

A solução funciona com todos os contratos inteligentes, com as ferramentas de desenvolvedor e com as carteiras existentes. Isso tudo por meio da criptografia de provas de conhecimento zero.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Essa solução permite que uma camada construída em cima de uma blockchain processe muito mais transações a um bem custo menor.

Ou seja, a zkEVM aproveita o poder da ZK para reduzir os custos de transação e aumentar o rendimento da rede. Ao mesmo tempo, a zkEVM “herda a segurança da rede Ethereum”.

A redução dos custos com taxas se dá porque a tecnologia funciona agrupando transações. Em seguida, elas são então retransmitidas para a rede Ethereum como uma única grande transação. Assim, a taxa de gás é dividida entre todos os participantes, reduzindo muito as taxas.

Solução da Polygon

Segundo a Polygon, para os desenvolvedores de aplicativos de pagamento e de DeFi, a segurança e a resistência à censura da zkEVM a tornam uma opção mais atraente do que as outras soluções de Camada 2.

“Ao contrário dos roll-ups Optimistic, em que os usuários precisam esperar até sete dias para depósitos e saques, o zk-Rollups oferece liquidação mais rápida e eficiência de capital muito melhor”, diz a Polygon.

Além disso, o sistema permite a fácil migração de aplicativos descentralizados (dApps) que existem em cadeias compatíveis com EVM para a zkEVM.

“O santo graal da infraestrutura Web 3.0 deve ter três propriedades principais: escalabilidade, segurança e compatibilidade com ETH”, disse Mihailo Bjelic, cofundador da Polygon. “Até agora, não era possível oferecer todas essas propriedades ao mesmo tempo. O Polygon zkEVM é uma tecnologia inovadora que finalmente consegue isso, abrindo assim um novo capítulo de adoção em massa.”

Como dito, a Polygon estima que a ZK ‘Rollup’ é capaz de reduzir as taxas em 90%. Além disso, a equipe afirma que uma futura configuração de disponibilidade de dados off-chain poderá reduzir ainda mais as taxas.

A Polygon lançou parte do código-fonte e do roteiro do zkEVM, com sua rede de testes pública prevista para o final do ano. Enquanto isso, o lançamento da rede principal está previsto para o início de 2023.

Leia também: PeckShield classifica dois protocolos blockchain como golpes; entenda

Leia também: Tony Hawk se une à The Sandbox para criar o maior skatepark do Metaverso

Leia também: Mais uma exchange de criptomoedas pausa saques devido a ‘condições voláteis do mercado’ 

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.