Mercado

Polygon implanta contratos para token POL na rede principal do Ethereum

A Polygon Labs informou nesta quarta-feira (25) que implantou os contratos para a sua criptomoeda de próxima geração, a POL, na rede principal Ethereum. A implantação na mainnet ocorre após a empresa lançar os contratos na rede de testes do Ethereum (testnet) no início deste mês.

De acordo com a Polygon Labs, o token POL é um novo projeto da Polygon que busca aprimorar o já existente MATIC. A ideia é que o novo criptoativo esteja em linha com a próxima atualização da plataforma Polygon 2.0.

No mês de setembro, a comunidade Polygon aprovou uma série de melhorias para o protocolo que incluiu o lançamento de um novo token do ecossistema, por exemplo.

Polygon 2.0 e token POL

Uma das propostas aprovadas foi a Proposta de Melhoria número 17 (PIP-17), que previa a introdução do token POL. Enquanto isso, a PIP-19 recomenda a adoção do POL como ativo nativo para pagamento da taxa de gás do sistema de Proof of Stake (PoS) e como token de pagamento do sistema de staking da Polygon.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O staking de criptomoedas é um processo no qual os detentores de criptomoedas bloqueiam uma parte de seus ativos em uma carteira específica a fim de apoiar a segurança e a operação de uma rede blockchain. Em troca, eles recebem recompensas na forma de mais tokens da criptomoeda em que estão bloqueando.

Portanto, os “stakers” passariam a ser recompensados em tokens POL. Com base nas propostas aprovadas, o token POL seria a principal criptomoeda para o ecossistema Polygon 2.0.

“POL, um token hiperprodutivo de próxima geração, alimentará um vasto ecossistema de redes de Camada 2 baseadas em conhecimento zero por meio de um protocolo nativo de re-stake que permite aos titulares de POL validar múltiplas cadeias e desempenhar múltiplas funções em cada uma dessas cadeias”, disse Polygon Labs em um comunicado.

POL substituirá MATIC, mas não agora

Vale ressaltar que, embora o token POL tenha sido implantado na rede principal, ele não substituirá imediatamente o MATIC. Isso porque uma eventual substituição ainda requer aprovação da governança e, se ocorrer, será de forma sincronizada com a implementação da atualização Polygon 2.0.

De qualquer forma, o POL acabará por substituir o token MATIC, pois a rede não suportará dois ativos. Os detentores de MATIC terão quatro anos para migrar seus ativos para o novo token.

A atualização final envolve várias etapas. A primeira delas é o lançamento de uma nova camada de staking para alimentar cadeias Polygon Layer 2. Além disso, haverá a transição do Proof of Stake da Polygon para o zkRollup. A atualização prevê ainda a implementação de um protocolo de interoperabilidade e liquidez compartilhada alimentado por ZK para todas as camadas 2.

Preço de MATIC

O lançamento do token POL como parte do ecossistema Polygon 2.0 pode acabar deixando MATIC “escanteado” e sem muita utilidade no ecossistema. Hoje, o criptoativo é o 14º maior em valor de mercado, de acordo com o ranking do CoinGecko.

No momento da redação desta matéria, o criptoativo está custando US$ 0,62, tendo desvalorizado cerca de 4% nas últimas 24 horas. Esse recuo está em linha com o movimento maior do mercado cripto nesta quarta-feira (25), que registrou uma ligeira queda.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.