Economia

Plataforma de empréstimos de criptomoedas paralisa saques e gera crise

A Delio, uma importante plataforma de empréstimo de criptomoedas da Coreia do Sul, suspendeu os saques temporariamente em sua plataforma. O anúncio e a suspensão ocorreram na quarta-feira (14), de acordo com um comunicado oficial da companhia.

De acordo com a Delio, a medida é necessária por causa de outra empresa local de criptomoedas, a Haru Invest. E a Haru também suspendeu os saques dos clientes nesta semana.

Portanto, a Delio afirmou que a decisão de suspender os saques era inevitável. Os usuários da Haru acusam a empresa de dar um golpe, mas a Haru nega essa possibilidade.

Pausa nos saques de criptomoedas

Em um aviso aos clientes, a Delio anunciou que suspendeu temporariamente os saques a partir de 14 de junho. Segundo a empresa, a suspensão inevitável ocorreu após o aumento da volatilidade do mercado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a Haru Invest suspendeu os saques antes da Delio, o que causou confusão dos investidores. Isso provavelmente aumentou o volume de saques na Delio, motivando a decisão.

No entanto, a plataforma disse que precisava tomar medidas para “proteger os ativos dos clientes sob sua custódia”.

“A Delio fará o possível para proteger os ativos de nossos clientes, ao mesmo tempo em que compreende rapidamente os fatos e as consequências relacionadas a essa situação. Continuaremos informando por meio de comunicados sobre os fatos a serem identificados posteriormente, proteção dos ativos dos clientes e medidas para isso”, disse a empresa.

Jung Sang-ho, CEO da Delio disse que a empresa experimentou um aumento nos pedidos de retirada depois que a Haru Invest suspendeu os serviços.

“Os pedidos de retirada estão chegando após o incidente de um dia, então paramos os saques para acalmar a situação. Existe uma relação transacional com a Haru Invest e o valor não pode ser divulgado”, disse o CEO.

Ou seja, é possível que a Delio esteja enfrentando problemas por causa da Haru, como a perda de acesso a fundos. E para evitar uma quebra, decidiu suspender os saques.

Como resultado, a medida gerou um efeito dominó em todo o setor de criptomoedas da Coreia do Sul. Em seguida, a gigante sul-coreana Upbit reagiu à ação de Delio restringindo as retiradas de ativos digitais para a plataforma de empréstimo. Portanto, os controladores da Delio não poderão realizar saques.

Haru Invest nega rumores de golpe

A Haru Invest informou aos investidores que suspenderia os depósitos e saques a partir de 13 de junho até novo aviso. Segundo a empresa, a decisão surgiu na sequência de investigações internas, que revelaram que um dos seus operadores forneceu informações falsas.

Após o anúncio inicial da Haru, surgiram rumores de que a empresa estava passando por um puxão de tapete (rug pull). Isto é, um golpe interno no qual os controladores de uma empresa ou protocolo fogem com o dinheiro dos investidores.

Posteriormente, a plataforma desmentiu as especulações, afirmando que está “totalmente comprometida em apurar os fatos e responder às tarefas relacionadas”, ao mesmo tempo em que trabalha para garantir a proteção do investidor.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.