Categorias Notícias

Plataforma de blockchain da Receita Federal é tema de debate sobre transformação digital

Nesta semana aconteceu o Fórum RNP 2019 – Desafios da Transformação Digital no Ensino e na Pesquisa. O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), uma empresa pública e responsável pelo desenvolvimento de soluções em blockchain que vêm sendo usadas pela Receita Federal do Brasil (RFB), foi um dos patrocinadores do fórum e apresentou ao público serviços como Vio, ProID, Serpro Teamwork, bConnect e Infovia.

O bConnect é uma das soluções que vêm sendo adotadas pela RFB para o comércio exterior e será usada na esfera governamental para troca de informações entre países do Mercosul.

Durante o evento, Marco Túlio Lima da Diretoria de Operações do Serpro destacou que a tecnologia blockchain pode ter vários usos, e garante a segurança para cada órgão que a adotar.

“E o bConnect é uma solução construída em conjunto, por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai”, acrescentou Marco Túlio.

Ainda segundo um comunicado do Serpro, a empresa também participou do debate sobre redes de governo, com o representante Weldson Lima, gestor de produto de rede da Diretoria de Operações. Outro assunto abordado foi a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que terá impacto em todos os setores, inclusive nos de ensino e de pesquisa.
O Fórum RNP 2019 foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Anualmente, o fórum aborda assuntos políticos e estratégicos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação com o olhar no futuro das redes e infraestrutura de tecnologia que compõem o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.