Categorias Notícias

Plataforma blockchain brasileira auxilia no combate à violência contra a mulher

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, teve o lançamento de uma nova ferramenta. Trata-se da Posso Provar, ferramenta que auxilia na coleta de provas digitais com blockchain.

A plataforma foi lançada por meio de uma parceria entre as empresas Bidweb Security IT e OriginalMy. Esta última possui uma larga experiência na criação de ferramentas para coletas de provas por meio da tecnologia blockchain.

Além das duas empresas, a Posso Provar conta com o apoio de diversas organizações de apoio às mulheres. Entre elas estão:

  • WOMCY (Women in Cybersecurity) capítulo Brasil;
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • LIDE Mulher;
  • Porto Digital do Recife;
  • Transforma Recife;
  • Mulheres do Brasil – Recife, entre outras.

O lançamento da ferramenta ocorreu na segunda-feira (8), no Recife. A capital pernambucana abriga a sede da Bidweb e um dos maiores pólos de tecnologia do Brasil.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como funciona?

A Posso Provar é um sistema que funciona totalmente online. Com ela, mulheres que sofreram algum tipo de violência podem fazer a coleta e o registro de provas sem precisar sair de casa.

Essas provas são certificadas pela PACWeb, ferramenta criada pela OriginalMy. A PACWeb faz uma cópia completa do conteúdo que está sendo visualizado no seu navegador e gera um relatório comprovando a sua existência.

A partir do relatório gerado pelo plugin, é criado código único e exclusivo, que identifica o documento. O código comprova a autenticidade do conteúdo gerado, identificando o dia e hora que ele foi produzido.

O uso da plataforma é gratuito e pode ser feito pelo site da OriginalMy. Para utilizá-la, basta fazer a coleta de provas e ao fazer o pagamento, colocar o cupom “POSSO-PROVAR”.

Segundo a cofundador e COO da OriginalMy, Miriam Oshiro, a ferramenta ajudará as mulheres a combater os principais tipos de violência.

“Vale destacar que existem 5 tipos de violência: patrimonial, sexual, física, moral e psicológica. Então a vítima poderá usar a PACWeb para provar por exemplo: ameaças, humilhações, exposição da vida íntima, controle do dinheiro da mulher contra a sua vontade e qualquer outra situação em que ela precise comprovar algo que possa ser visualizado na tela do computador”, explicou

Auxílio a mulheres em tempos de pandemia

A atual situação de pandemia causou uma redução no número de denúncias nas delegacias de violência contra a mulher. Contudo, isso não significa que os casos seguiram a mesma tendência.

Segundo o Atlas da Violência 2020, foram 4.519 mulheres assassinadas no Brasil em 2018. Isso significa uma taxa de 4,3 mulheres por 100 mil habitantes.

Apesar de ter havido uma redução de 9,3% em relação a 2017, o número ainda é bastante elevado. E muitos estados possuem estatísticas bem mais elevadas.

Taxa de feminicídio por 100 mil habitantes por estado e a média nacional. Fonte: IPEA.

Para Flávia Brito, CEO da Bidweb, a plataforma vai contribuir para auxiliar mulheres a denunciarem os casos com mais efetividade.

“Especialmente em 2020, com a pandemia, as denúncias nas delegacias da mulher reduziram drasticamente, mas porque elas estão em casa e isso não significa que houve uma diminuição efetiva. Por isso, é com muito orgulho que anunciamos o Provas Digitais numa data tão significativa, unindo processos, tecnologia e pessoas que possam contribuir em evidências efetivas”, comemora.

Leia também: 4 criptomoedas farão altas “inacreditáveis” em março e abril, diz analista

Leia também: Coin Cloud anuncia mais caixas eletrônicos de Bitcoin para o Brasil

Leia também: Trader explica qual criptomoeda pode disparar no curto prazo

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.