Plano para queimar 1,38 bilhão da stablecoin UST é aprovado pela governança de Terra

Foi concluída na última quinta-feira (26) a votação da proposta que prevê a queima de tokens TerraUSD (UST).

Os responsáveis pela governança da rede Terra votaram e aprovaram a queima de todos os tokens TerraUSD (UST) mantidos no pool comunitário do projeto bem como os UST usados para incentivos de liquidez na rede Ethereum.

O “sim” ganhou com 99,39% dos votos de um total de 153.644.852 votos. Enquanto isso, houve 928.599 abstenções (0,60%), 5.491 votos pela “não” aprovação da proposta e 4.405 de “não, com veto”.

Terra vai queimar tokens UST

Considerando os tokens UST mantidos no pool e os usados para liquidez, a queima total equivale a 1,38 bilhão de UST.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por sua vez, isso corresponde a cerca de 11% da oferta existente da stablecoin que é de 11,2 bilhões, de acordo com o CoinGecko.

“A eliminação de uma parte significativa do excesso de oferta de UST de uma só vez aliviará grande parte da pressão de ‘peg’ [indexação ao dólar] no UST”, destacou o post explicativo no fórum de governança da Terra.

Agora, como previa a proposta, a Terraform Labs, empresa responsável pelo ecossistema Terra (LUNA), vai promover a queima de tokens. Conforme detalhado na publicação no fórum, o processo de queima ocorrerá em duas etapas.

Primeiramente, a equipe vai enviar cerca de 1 bilhão de UST do pool comunitário para um módulo de queima chamado Community Core Burn. Com isso, os tokens serão imediatamente queimados e removidos de forma permanente do mercado.

Em seguida, a equipe fará a ponte de forma manual dos 371 milhões de UST a partir da blockchain Ethereum de volta para a rede Terra e os destruirá.

Ainda não se sabe, no entanto, se isso ajudará a stablecoin UST a recuperar sua paridade, sobretudo porque ela não está mais nos planos da Terraforma Labs.

UST vira USTC

No início deste mês, conforme noticiou o CriptoFácil, a stablecoin algorítmica UST perdeu sua paridade de 1:1 com o dólar dos EUA. O preço manteve uma tendência de queda e, hoje, está em US$ 0,036. Portanto, uma queda de mais de 96%.

Gráfico de preço da stablecoin UST no último mês. Fonte: CoinMarketCap

Vale destacar que a aprovação da queima de UST ocorre um dia após a governança de Terra aprovar a proposta de reestruturação da rede.

Será lançada uma nova blockchain, via hard fork, que manterá o nome Terra e a criptomoeda LUNA. Enquanto isso, a cadeia antiga se chamará Terra Classic, com a moeda digital LUNA Classic (LUNC) e a stablecoin TerraClassicUSD (USTC). Contudo, como mencionado, a stablecoin UST não faz parte dos planos da Terraform Labs para a LUNA 2.0.

Leia também: Bitfinex lista tokens ATLAS e POLIS do popular game Star Atlas

Leia também: Um dos ETFs de Bitcoin mais negociado na Europa chega à B3

Leia também: STEPN encerra atividades na China e preço do GMT despenca mais de 20%

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.