Categorias Notícias

Pesquisas mostram que o Bitcoin é um ativo de diversificação perfeito

Segundo a publicação da News BTC, Matt Hougan, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Bitwise Asset Management, espera que a correlação entre o Bitcoin e o mercado financeiro geral permaneça baixa, o que pode permitir que os investidores institucionais recorram ao Bitcoin como um ativo de diversificação adequado, cujo movimento de preços é imune aos balanços tradicionais do mercado.

De acordo com os resultados de pesquisas publicadas pelos professores Lawrence Trautman e Taft Dorman, de uma universidade da Carolina do Norte, EUA, as flutuações selvagens de preço do Bitcoin permitem que o ativo seja o principal candidato para a “construção de portfólio a nível institucional”.

Correlação entre o Bitcoin e o mercado de ações é baixa

Existe uma semelhança notável entre os movimentos dos preços do Bitcoin e da Dow Jones e da S&P 500. Semelhante ao mercado de ações, o valor total do mercado de criptomoedas caiu do pico de 2017, com o Bitcoin chegando a ser cotado abaixo dos US$6.000 no primeiro trimestre de 2018. Essa correlação temporária alimentou a especulação sobre se há uma correlação permanente entre esses dois ativos com diferenças fundamentais.

O desempenho dos mercados acionários depende do estado da economia. John F. Wasik, colunista de finanças comportamentais da Forbes, sugeriu que condições macroeconômicas inerentes, como a inflação e um mercado superfaturado, poderiam contribuir para a queda do mercado de ações. Em contraste, a queda nos mercados de Bitcoin e outras criptomoedas foi uma correção. Em 2017, o preço do Bitcoin subiu para US$20.000. Alimentando a crise das criptomoedas estavam preocupações de “regulamentação e risco” que levaram a China a adotar uma medida que restringiu seus cidadãos de acessar e especular sobre os preços do Bitcoin. Isso foi completado pelo fato da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) não aprovar a criação de um ETF de Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mercado de ações e Bitcoin Z-Scores

Essa diferença de drivers de preço é parte da razão pela qual Matt Hougan acredita que a correlação permanecerá suprimida. Simulações estatísticas demonstram que a correlação do Bitcoin com o mercado de ações é, em média, positiva, mas abaixo de 0,5. Para entender claramente, os detalhes estão no que os estatísticos chamam de Z-Scores. Z-Scores são valores absolutos que vinculam o grau de correlação entre dois ativos. Um maior Z-Score aponta para uma correlação positiva entre os dois ativos sob teste. Uma leitura negativa, por outro lado, sinaliza uma correlação inversa. O Bitcoin e o S&P 500 têm uma correlação de 0,14, enquanto o Bitcoin e o VIX são inversamente correlacionados com um Z-Score de -0,66. VIX é um índice de medo que mede a volatilidade do mercado. Um número VIX mais baixo significa que os investidores do mercado de ações esperam baixa volatilidade.

Bitcoin e altcoins possuem correlação direta

Embora exista uma correlação decrescente entre o Bitcoin e os mercados tradicionais, os preços do Bitcoin e das altcoins seguem juntos. Evidências empíricas mostram que os preços das altcoins aumentam quando há um boom no Bitcoin. Os ganhos são ainda pronunciados em moedas líquidas como Ethereum, DASH, Ethereum Classic com 0,64, 0,59 e 0,62 Z-Scores, respectivamente. Mas, durante períodos de incerteza, a dominância do Bitcoin aumenta à medida que os preços das altcoins caem. Além da mesma correlação setorial, o preço do Bitcoin tende a superar as economias tumultuadas ou quando há incertezas políticas. Um caso em questão é no Irã. Lá, a demanda do Bitcoin como reserva de valor continua a atrair uma demanda sem precedentes, levando os preços acima das taxas de mercado.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.