Categorias Notícias

Pesquisadores encontraram grave vulnerabilidade em site que gera carteiras offline

As chamadas paper wallets (ou carteiras de papel), carteiras de Bitcoin que são criadas totalmente offline, ainda hoje são consideradas as mais seguras que existem. Por não estarem conectadas à Internet, é praticamente impossível para um hacker roubar os Bitcoins guardados nelas.

Entretanto, um dos principais sites que criam essas carteiras pode ter apresentado uma grave vulnerabilidade. Segundo o portal de notícias Coindesk, um pesquisador de segurança da MyCrypto.com chamado Harry Denley postou uma análise detalhada e preocupante do site WalletGenerator.net.

O núcleo da análise depende do código aberto original do WalletGenerator disponível aqui. Até 17 de agosto de 2018, o código online correspondia ao código-fonte aberto e todo o projeto gerava carteiras usando uma técnica do lado do cliente, que gerava entropia aleatória real e produzia uma carteira única. Mas, depois dessa data, os dois conjuntos de códigos pararam de corresponder.

O resultado? Isso abre uma possibilidade muito real de que o WalletGenerator está fornecendo chaves idênticas para vários usuários. Para testar isso, o pesquisador da MyCrypto executou o gerador em massa e obteve alguns resultados estranhos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Aproximando-se de um ângulo diferente, usamos o gerador de ‘Bulk Wallet’ para gerar 1.000 chaves. Na versão livre de riscos do GitHub, recebemos 1.000 chaves privadas únicas, como era esperado. No entanto, usando o WalletGenerator em vários momentos entre 18 de maio de 2019 e 23 de maio de 2019, obtivemos apenas 120 chaves exclusivas por sessão. Atualizar o navegador, alternar locais de VPN ou fazer com que uma outra parte execute o mesmo teste resultaria em um conjunto diferente de 120 chaves sendo geradas.”

Embora o comportamento estranho não tenha sido encontrado na última sexta-feira, 24 de maio, ele pode reaparecer a qualquer momento, o que coloca em risco a integridade das carteiras geradas durante esses cinco dias.

“Por enquanto, consideramos como uma grave suspeita. Recomendamos aos usuários que geraram pares de chaves públicas e privadas depois de 17 de agosto de 2018 que tirem seus fundos das carteiras”, diz o pesquisador. “Não recomendamos o uso do WalletGenerator no futuro, mesmo que o código, neste exato momento, não seja vulnerável.”

O relatório completo pode ser lido aqui, mas Denley recomenda a retirada de fundos de suas carteiras de papel criadas no WalletGenerator. Como não há uma maneira clara de entrar em contato com o “cara aleatório [sic] se divertindo com um projeto paralelo” que aparentemente administra o site, o pesquisador recomenda que os usuários evitem completamente o site.

Leia também: Urgente! Ledger detecta malware que pode infectar aplicativo de carteira da empresa

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.