Categorias Notícias

Pesquisador afirma que Ethereum 2.0 será lançado somente em 2021

Embora Vitalik Buterin afirme que o lançamento da Ethereum 2.0 ocorrerá ainda em 2020, Justin Drake, pesquisador envolvido no desenvolvimento da rede, acredita que o seu lançamento só deve ocorrer no início de 2021.

Assim, a possibilidade de outro atraso na gênese do Ethereum 2.0 vem preocupando a comunidade.

Ethereum 2.0

A possível data de lançamento do Ethereum 2.0 foi o foco da discussão em um fórum AMA (Ask-Me-Anything) do Ethereum no Reddit.

Neste evento, entretanto, Drake divergiu de Buterin e garantiu que o estágio inicial do Ethereum 2.0 – chamado de fase 0 – ainda não está pronto.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Desta forma, o pesquisador ressaltou que, para que o lançamento do Ethereum 2.0 seja seguro e ocorra da melhor maneira possível, é necessário verificar seu funcionamento em uma rede de teste.

Segundo ele, a rede deve ser pública e possuir mais de três clientes de nós diferentes conectados, que deve funcionar sem problemas por mais de três meses.

Programa de recompensas

Drake também espera que um programa de recompensa de bugs, semelhante ao bounty.ethereum, também seja lançado e fique aberto à participação da comunidade pelo período de dois a três meses.

Portanto, devido à complexidade dessas solicitações, o especialista considera muito difícil que tudo isso ocorra no terceiro trimestre de 2020.

Vitalik aposta em 2020

Porém, Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum e um de seus principais desenvolvedores, discorda de Justin Drake.

Isso porque, para o desenvolvedor, a fase 0 pode ser iniciada muito mais cedo, com o lançamento da rede de testes para múltiplos clientes já no final de junho.

“A fase 2 do Eth2 é, em alguns aspectos, mais simples que o eth1 e, em alguns aspectos, mais complexa: PoS mais complexo, mas não PoW orientado para GPU, o que é complicado; é necessária mais otimização, mas não VM complicada, entre outros. Estou inclinado a dizer que a fase 0 eth2 é um pouco mais simples na rede. Além disso, o eth2 não terá aplicações crí ticas dependendo dele até a fase 1, portanto, os riscos práticos de quebra são menores”, disse Vitalik Buterin.

Assim, a partir desse discurso, membros da comunidade Ethereum e desenvolvedores criticaram a constante mudança de data para o lançamento do blockchain.

Um usuário identificado como McDongger, por exemplo, destacou que esse atraso está prejudicando o ecossistema.

Enquanto isso, outros consideram motivos menores para adiar o evento novamente devido às férias de dezembro.

Leia também: Mineração de Ethereum foi controlada por dois pools em 2020

Leia também: Bitcoin e Ethereum são centralizados, afirma fundador da IOTA

Leia também: Especialista em criptografia afirma: “Ethereum é pior do que eu pensei”

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.