Categorias Notícias

Pesquisa mostra que empresas ainda não entenderam todo o potencial da blockchain

Uma pesquisa feita por 2019 CIO Agenda Survey, que entrevistou mais de 3 mil CIOs (Chief Information Officers) em todo o mundo, mostrou que apenas 11% dos executivos indicam que suas organizações já implementaram ou estão planejando ter projetos a curto prazo com a tecnologia blockchain. Isso pode ser explicado uma vez que a maioria dos projetos não consegue ir além da fase inicial de experimentação.

Adrian Leow, diretor de pesquisa da empresa de pesquisa Gartner, disse na pesquisa que:

“A blockchain está atualmente descendo em direção ao Vale da Desilusão. O mercado de plataformas e tecnologias blockchain ainda é incipiente e não há consenso no setor sobre os principais componentes, como o conceito do produto, o conjunto de recursos e os principais requisitos de aplicativos. Não esperamos que haja uma única plataforma dominante nos próximos cinco anos.”

Na pesquisa, foram identificados os principais erros nos projetos relacionados à blockchain, sendo o principal a falta de compreensão ou uso indevido da tecnologia. Sobre isso, um analista da Gatner afirmou que:

“DLT é um componente da blockchain, não a blockchain inteira. O fato das organizações usarem tão raramente o conjunto completo de recursos desse conceito leva à questão de saber se elas precisam mesmo de blockchain. É bom começar com DLT, mas a prioridade dos CIOs deve ser esclarecer os casos de uso da blockchain como um todo e passar para projetos que também utilizam outros componentes do conceito.”

Além desse erro, podemos citar também a crença de que a tecnologia está pronta para uso em produção, a visualização da blockchain puramente como um banco de dados ou mecanismo de armazenamento e a suposição de que existam padrões de interoperabilidade. Sobre o último, o analista alertou que:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Nunca selecione uma plataforma blockchain com a expectativa de interoperar com a tecnologia do próximo ano de um outro fornecedor.”

Por fim, a pesquisa cita também a suposição de que a tecnologia de contrato inteligente é um problema resolvido e ignora questões de governança.

“Os CIOs devem estar cientes dos riscos que as questões de governança de blockchain podem representar para o sucesso de seus projetos. Especialmente organizações maiores devem pensar em aderir ou formar consórcios para ajudar a definir modelos de governança para a blockchain pública”, afirma o analista do Gartner.

Leia também: Instituto de Pesquisa Blockchain de Don Tapscott pede clareza na regulação de criptomoedas

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.