Categorias Notícias

Pesquisa identifica os melhores momentos para comprar criptomoedas

Segundo o artigo publicado pela agência de notícias News BTC, a volatilidade dos mercados de criptomoedas torna difícil a escolha de um ponto de entrada para o comprador novato neste universo. A moeda digital mais popular, o Bitcoin, é conhecido por variar de preço descontroladamente ao longo de apenas algumas horas.

Dito isso, dois economistas da Universidade de Yale, EUA, acreditam ter identificado dois fatores que podem fornecer indicações úteis sobre como o preço se movimentará. Em um artigo intitulado Riscos e Retornos das Criptomoedas, o professor de economia Aleh Tsyvinski e o candidato a PHD em economia Yukun Liu exploram padrões históricos de preços em um esforço de identificar fatores que podem determinar como o preço irá se mover em um curto período de tempo.

A dupla estudou os movimentos de preços durante o período de 2011 a 2018 para o Bitcoin, 2015 a 2018 para o Ether e 2012 a 2018 para o XRP. Eles conseguiram identificar dois fatores que indicavam como o preço se movimentaria: o “efeito momentum” e o “efeito de atenção do investidor”.

O primeiro fator identificado por Liu e Tsyvinsky é o momento. No relatório, os economistas observaram que se o preço do Bitcoin aumentasse rapidamente durante uma semana, provavelmente continuaria a aumentar durante a semana seguinte. Tsyvinsky explicou para a agência de notícias CNBC:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A dinâmica é na verdade algo simples. Se as coisas sobem, elas continuam a subir em média, e se as coisas caem, elas continuam a cair”.

O relatório prossegue afirmando que a estratégia mais livre de risco para negociar ativos digitais usando o efeito momentum foi comprar a referida moeda após uma semana em que o preço experimentou uma forte tendência de alta – em torno de 20% – e vender uma semana depois.

O segundo fator destacado no relatório é o “efeito de atenção do investidor”. Isso significa simplesmente que a quantidade de juros em torno das criptomoedas em qualquer momento pode ser usada para prever movimentos de preços. No relatório, eles afirmam que as tendências do Google e as postagens no Twitter deram boas indicações da atenção dos investidores:

“Um aumento de um desvio padrão na contagem de postagens do Twitter para a palavra ‘Bitcoin’ gera um aumento de 2,50% na primeira semana que o Bitcoin retorna.”

Enquanto isso, o oposto também é verdade. Por exemplo, o aumento do número de pesquisas por frases como “Bitcoin hack” era indicativo de preços mais baixos.

No entanto, os criadores do relatório estão ansiosos para enfatizar que não estão dando conselhos aos investidores. Eles também concluem que suas métricas não são rígidas nem rápidas. Tsyvinsky disse à CNBC os riscos que os comerciantes de criptomoedas enfrentam, mesmo seguindo uma estratégia acadêmica:

“Tudo pode acontecer. Talvez os padrões estatísticos que encontramos mudem completamente. Talvez amanhã o Bitcoin seja proibido pelos reguladores, talvez seja completamente hackeado, há muitas coisas que alguém deveria levar em conta.”

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.