Pesquisa aponta que malware de mineração capturou quase 5% de todo Monero em circulação

A Monero (XMR) é de longe a criptomoeda mais popular entre os criminosos que implementam malwares de mineração, de acordo com um novo estudo, divulgado pela Coindesk.

Dois pesquisadores, Sergio Pastrana e Guillermo Suarez-Tangil, da Universidade Carlos III de Madri e do King’s College de Londres, respectivamente, publicaram seu relatório na semana passada, estimando que hackers exploraram pelo menos 4,32% do total de Monero em circulação.

Pastrana e Suarez-Tangil escrevem:

“No geral, estimamos que existam pelo menos 2.218 campanhas ativas que acumularam cerca de 720K XMR (57M USD). Curiosamente, apenas uma única campanha (C # 623) extraiu mais de 163K XMR (18M USD), o que representa cerca de 23% do total estimado. Esta campanha ainda está ativa no momento da escrita.”

Os pesquisadores, no entanto, não têm certeza se, ou qual quantidade, os donos de malwares sacaram suas criptomoedas, devido à falta de informação e à flutuação dos preços dos criptoativos. No momento da escrita, o valor do total da quantidade de XMR citada é de quase US$40 milhões.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Cerca de 4,4 milhões de amostras de malwares foram analisadas durante um período de 12 anos, de 2007 a 2018, e foram identificados 1 milhão de mineradores maliciosos, diz o documento.

As táticas adotadas para distribuir malwares variam, mas a dupla diz que uma “abordagem comum, porém eficaz, é usar infraestrutura legítima, como Dropbox ou GitHub, para hospedar os droppers e ferramentas de mineração como claymore e xmrig para fazer a mineração real”.

Depois da Monero, que os pesquisadores disseram ser “mais prevalente”, o Bitcoin veio na segunda posição como criptomoeda favorita para a mineração ilícita, embora sua popularidade tenha diminuído ao longo dos anos. Os maus atores também experimentaram outras altcoins como Dogecoin ou Litecoin durante 2013 e 2014 e depois voltaram para o Bitcoin e a Monero, provavelmente porque são mais lucrativas, sugerem os pesquisadores.

Em geral, os casos de malwares de mineração de criptomoedas aumentaram mais de 4.000% no ano passado, segundo uma pesquisa da empresa de cibersegurança McAfee publicada em dezembro.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.