Economia

Pesquisa: 76% acreditam que cripto pode resolver a desigualdade de renda

Uma pesquisa realizada pela Binance revela que cerca de 50% de seus usuários dependem de criptomoedas como meio de gerar renda adicional.

Os dados revelaram que quase metade dos entrevistados (45%) identificou “ganhar renda adicional” como o principal motivo para usar criptomoedas.

Logo em seguida estão as economias, com 19%, e a mitigação da inflação, com 9%. Uma parcela significativa, quase 36%, destacou que o principal incentivo para usar cripto para poupança era alcançar segurança financeira e independência.

Os resultados mostraram que 19% dos entrevistados mencionaram altas taxas como uma grande dificuldade ao lidar com sistemas e serviços financeiros tradicionais. Outros 14% apontaram os tempos lentos de transação como um dos maiores desafios dessas infraestruturas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a maioria dos participantes – 76% – expressou a visão de que as criptomoedas podem contribuir para reduzir a desigualdade de renda e disparidades financeiras na sociedade.

Cripto como solução

Dos entrevistados que usam principalmente cripto para gerar renda adicional, 23% expressaram a intenção de usá-la como sua principal fonte de renda. Outros 23% a usam para economizar para a casa, enquanto 21% alocam para investir em ativos digitais alternativos.

Mais de um terço (36%) dos participantes da pesquisa utiliza criptomoedas para transações semanais. Entre eles, a maioria (58%) usa cripto para compras online, abrangendo uma variedade de itens, como produtos, serviços e digitais. Além disso, 12% usam para transações internacionais e remessas, enquanto outros 12% utilizam cripto para compras em lojas físicas.

Uma parcela significativa, totalizando 59%, está envolvida com criptomoedas há um período que varia de 1 a 5 anos. Outros 14% têm uma experiência mais extensa, com mais de cinco anos, enquanto 12% são relativamente novos no mundo das criptos, com menos de seis meses de envolvimento.

A pesquisa aponta ainda que 36% dos usuários utilizam criptomoedas para economizar dinheiro, buscando segurança financeira e independência. Além disso, 16% a utilizam para obter juros mais altos em suas economias, e 14% para poupar para a aposentadoria.

Os participantes também destacaram os efeitos positivos das criptos em suas vidas, com 20% mencionando aumento no valor de seus portfólios de investimento, 18% citando oportunidades de renda adicional por meio de negociação ou staking, 15% desfrutando de maior acesso a serviços financeiros, 14% experimentando maior controle financeiro e 12% se beneficiando de transações internacionais mais rápidas e econômicas.

O estudo em questão entrevistou 1.172 participantes entre 15 de novembro e 6 de dezembro de 2023, na plataforma de pesquisa da Binance, incluindo usuários da Ásia e Pacífico, Oriente Médio, Europa, África e América Latina.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.