Notícias

Pernambuco adota blockchain em passaporte digital de vacinação da Covid-19

Em meio à retomada das atividades comerciais no Brasil, ainda em meio à pandemia, o governo de Pernambuco anunciou que deseja emitir um passaporte digital de vacinação com o uso da tecnologia blockchain.

Conforme declarou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, o projeto lançado pelo governo chama-se “selo Passe Seguro PE”.

A medida será voltada para o setor de eventos e foi tomada com base nos baixos números de Covid-19 no estado. Segundo a secretária, o governo já elabora protocolos sanitários para o setor e deve realizar eventos-teste nos próximos dias.

“O objetivo dessas ferramentas é facilitar o acesso das pessoas a grandes eventos, como shows e espetáculos. Assim, dando segurança para a população. Isso faz parte da retomada da presença de público em grandes eventos. (…) O objetivo é a certificação digital através desse selo, o Passe Seguro PE. Ele permite uma checagem dos exames do coronavírus, bem como da vacinação”, disse.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Blockchain

De acordo com Vilaça, assim que o indivíduo comprar ingressos de eventos, ele poderá comprovar que possui a vacinação completa contra a covid-19 ou a vacinação parcial (uma dose) e o teste RT-PCR negativo.

“Essas pessoas, ao comprarem os ingressos, terão a oportunidade de colocar a vacinação completa delas ou com uma dose. Nesse último caso, mostrando o teste RT-PCR, para que o ambiente esteja controlado do ponto de vista da imunização”, explicou.

Além disso, a proposta é que as empresas desenvolvam ferramentas para verificar, de modo rápido e seguro, esquema vacinal e testes negativos. Então, poderão emitir o selo.

Para isso, o governo pede que as empresas construam aplicativos que tenham autenticação de laudos e certificados via blockchain.

Leia também: Lojas Renner restabelecem acesso a site e aplicativo após ransomware

Leia também: MicroStrategy anuncia nova compra de R$ 940 milhões em Bitcoin

Leia também: Ethereum pode superar o Bitcoin declara executivo da Hashdex

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.