Mercado

Pequenos investidores controlam 41% da oferta de Bitcoin, diz Santiment

A distribuição de propriedade do Bitcoin (BTC) é um indicador crítico da dinâmica do mercado. Isso porque mede a quantidade de usuários da criptomoeda. Portanto, aponta se a adoção do BTC e da rede segue em crescimento ou não.

De acordo com uma análise mais recente da Santiment, surgiram algumas mudanças intrigantes nos padrões de propriedade de Bitcoin. O gráfico aponta que os pequenos investidores agora concentram 41% de toda a oferta circulante de Bitcoins no mercado. Com base na oferta atual de 19,5 milhões, isso dá cerca de 8 milhões de Bitcoins nas mãos dos pequenos investidores.

Para a Santiment, um pequeno investidor é aquele que tem menos de 100 BTC em carteira.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Recorde de ‘plebs’ de Bitcoin

Também conhecido como “plebs” (plebeus), o grupo de pequenos investidores atingiu um novo nível histórico, detendo agora 41,1% da oferta disponível. Além disso, a Santiment observou que os pequenos investidores estão acumulando BTC desde junho a um ritmo cada vez mais veloz.

Isto sugere um interesse crescente no Bitcoin entre investidores de varejo e participantes menores no mercado, uma tendência que vem crescendo constantemente ao longo do tempo.

Em contraste, as baleias – definidas como entidades que detêm entre 100 e 100.000 Bitcoins – viram as suas participações coletivas cair para 55,5% da oferta total. Isto marca o nível mais baixo desde maio. É importante notar que a atividade das baleias tem desempenhado historicamente um papel significativo nos movimentos de preços.

Para completar, a CryptoQuant apontou um declínio consistente nas saídas de Bitcoin das exchanges desde julho de 2021. De acordo com os dados mais recentes, existem pouco mais de 2 milhões de BTC restantes nas exchanges. Com isso, a oferta de compra para os novos investidores começa a diminuir, o que tende a beneficiar o preço.

A redução das participações de Bitcoin nas exchanges pode ser vista como um sinal de que mais investidores estão optando por  guardar seus Bitcoins em carteira. Além de trazer mais segurança, esse fator indica menos predisposição a vender.

Saldos nas exchanges

A Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está no topo da lista de reservas de BTC. De acordo com o Coinglass, a exchange mantém 543.892 BTC em suas reservas. No entanto, a Binance experimentou saídas significativas no mês passado, com 15.597 BTC retirados.

Em seguida está a Coinbase Pro, que possui 436.235 BTC sob custódia, mas também testemunhou uma retirada líquida de 210 BTC no mesmo período. A Bitfinex ocupa o terceiro lugar com 368.856 BTC, e registrou uma saída de mais de 5.183 BTC durante o mês passado.

Das grandes exchanges, somente a OKX registrou uma entrada notável de Bitcoin nos últimos 30 dias, recebendo 4.642 BTC em sua plataforma. A exchange possui um total de 124.017 BTC em suas carteiras. Este influxo único sugere uma dinâmica de mercado específica em torno da OKX, que passou a atrair mais clientes nos últimos meses.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.