Economia

PayPal oferecerá Bitcoin extra como recompensa para mineradores sustentáveis

O crescente debate sobre a sustentabilidade da tecnologia blockchain ganhou um novo capítulo com uma iniciativa do PayPal. A empresa, em colaboração estratégica com Energy Web e DMG Blockchain Solutions Inc., está lançando um programa que recompensa os mineradores de Bitcoin que utilizam fontes de energia limpa em suas operações.

De acordo com estimativas recentes, a mineração de Bitcoin é responsável por aproximadamente 85 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente anualmente.

O mecanismo gerador de novos Bitcoins, chamado Proof of Work (PoW), exige grandes quantidades de energia para que os equipamentos que mineram a criptomoeda funcionem. Portanto, a mineração de Bitcoin é regularmente alvo de críticas por parte de ambientalistas devido ao seu alto consumo energético.

Para abordar essa questão, a PayPal propõe o uso de incentivos cripto-econômicos a fim de promover a sustentabilidade, incentivando os mineradores a adotarem práticas mais “verdes”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme destacou o PayPal no anúncio, a iniciativa visa não apenas recompensar os mineradores por operar com energia sustentável, mas também aumentar a probabilidade de entidades participantes rotearem transações on-chain para esses mineradores específicos.

PayPal dá recompensas em Bitcoin para fomentar mineração sustentável

A abordagem da PayPal busca incentivar mineradores a adotarem fontes de energia de baixo carbono em suas operações. A EnergyWeb, parceira da PayPal, desenvolveu uma plataforma de validação de energia limpa que permite aos mineradores obterem credenciais de baixo carbono para suas operações.

Esses mineradores “verdes” são associados a chaves públicas específicas, denominadas “chaves verdes”, para as quais as recompensas podem ser distribuídas.

As transações on-chain serão preferencialmente roteadas para mineradores verdes, sendo transmitidas com taxas de transação mais baixas e com uma recompensa BTC adicional “bloqueada” em um endereço de pagamento multisig.

Dessa forma, os mineradores sustentáveis serão incentivados a minerar essas transações. Isso porque eles serão os únicos elegíveis para a recompensa de BTC adicional.

A PayPal espera que essa iniciativa influencie comportamentos sustentáveis, propondo formas de aplicar incentivos cripto-econômicos fundamentais para melhorar e otimizar redes robustas existentes.

“A sustentabilidade é um tópico significativo de conversa para quase todas as indústrias emergentes e estabelecidas no mundo, e nosso objetivo é apoiar o papel da criptografia em um futuro sustentável”, destacou o PayPal.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.