Categorias Notícias

Paxos lançará stablecoin lastreada no ouro

A Paxos anunciou nesta semana que lançará um criptoativo lastreado em ouro chamado Pax Gold (PAXG). O token será criado na blockchain do Ethereum e terá como lastro uma barra física de ouro armazenada no cofre da empresa Brink, com sede em Londres. O PAXG recebeu autorização do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS, na sigla em inglês).

“Não trata-se de uma representação da mercadoria, é um título legal real”, disse o CEO da Paxos Chad Cascarilla à Coindesk. “Este é o ponto exato da blockchain, a premissa exata, de que agora você pode tornar ativos facilmente móveis e divisíveis sem estar vinculado a um processo físico manual.”

Cada token custa o mesmo que uma onça de ouro e pode ser resgatado em troca de uma barra física em instituições parceiras, como a Bullion Exchanges em Nova York. Cascarilla disse que a Paxos expandirá sua lista de parceiros globais para garantir que os usuários possam trocar o PAXG por ouro real mesmo que não residam em Londres ou Nova York.

Além disso, a startup de empréstimos de criptoativos SALT agora também oferece empréstimos garantidos pelos tokens PAXG, disponíveis em moedas fiduciárias ou stablecoins como PAX, TrueUSD ou USDC.

“Vamos fazer mais produtos como este, onde vamos pegar os ativos do mundo real e colocá-los na blockchain”, disse Cascarilla.

Ainda assim, resta saber se uma stablecoin com lastro no ouro atrairá os entusiastas de criptomoedas. O cofundador do Messari Dan McArdle disse que os ativos emitidos e custodiados por entidades centralizadas não rivalizam com o papel do Bitcoin como “ouro digital”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O Bitcoin possui todas as propriedades relevantes do ouro, além de muito mais, e é apenas um ouro melhor para a era moderna”, disse McArdle. “Isso ocorre precisamente por ele não possuir âncoras centralizadas no mundo físico. Você simplesmente não pode obter as propriedades confiáveis do Bitcoin se um conjunto relativamente pequeno de pessoas e entidades tiver que gerenciar objetos físicos representados em uma blockchain.”

Com o advento das criptomoedas, o interesse por ativos lastreados no ouro – que foi o padrão monetário da humanidade durante milênios – tem aumentado. Como relatou o CriptoFácil, a Tether Limited recentemente disse que considera lançar uma stablecoin lastreada no ouro e no petróleo. Em janeiro deste ano, o Irã anunciou a sua criptomoeda oficial cujo o lastro é o metal precioso.

Leia também: Tether considera desenvolver criptomoeda lastreada em ouro e petróleo

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.