Categorias Notícias

Paris tem primeiro o imóvel vendido por meio da blockchain na Europa

O edifício Anna Villa, localizado em Paris (França), tornou-se o primeiro imóvel da Europa a ser vendido integralmente por meio de transações em blockchain. O imóvel foi vendido na última semana de junho e custou 6,5 milhões de euros.

As duas empresas compradoras foram as imobiliárias francesas Sapeb Immobilier e Valorcim. A transação foi administrada pela plataforma de investimento em blockchain francesa Equisafe e ocorreu da seguinte forma: a propriedade do edifício foi transferida para uma sociedade anônima e a empresa foi dividida em 10 tokens, que foram distribuídos aos novos proprietários.

Os 10 tokens, por sua vez, foram subdivididos por 100 mil unidades. Na prática, o Anna Villa foi dividido em pequenas “cotas”, semelhantes aos fundos imobiliários negociados em bolsa – só que no formato de tokens. Cada token custou cerca de 6,50 euros.

E essa foi justamente a vantagem da negociação ser feita em blockchain: a divisibilidade de um ativo de baixa liquidez.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Blockchain e acessibilidade ao mercado de imóveis

O mercado imobiliário é um dos mais difíceis para o pequeno investidor, especialmente por dois fatores: alto preço de entrada e baixa liquidez.

É preciso um grande capital para comprar um imóvel. No Brasil, por exemplo, é comum as imobiliárias pedirem até 30% de entrada na compra, o que dá alguns milhares de Reais. Esse alta barreira de entrada, portanto, inviabiliza o investimento para aquele cidadão com menos dinheiro em conta.

Já a baixa liquidez pode ser vista na demora que pode levar para um investidor que pretende vender um imóvel. A venda pode demorar meses ou até anos e ter diversos custos de transação embutidos, como corretagem e impostos.

Nesse sentido, a tokenização de imóveis via blockchain pode oferecer ao setor imobiliário a solução para ambos os problemas. Através desta técnica, a posse de imóveis podem ser dividida em vários tokens na blockchain e oferecidos para uma maior quantidade de clientes. Os clientes, por sua vez, podem vender os seus tokens com mais facilidade e muito menos custos, o que torna o investimento muito mais atrativo.

No Brasil, uma construtora do Mato Grosso registrou a primeira venda de um imóvel em blockchain. A venda, no entanto, não foi tokenizada como a do Anna Villa, pois apenas o registro da venda real foi efetuado na rede.

Leia também: Construtora brasileira realiza primeira venda de imóveis com Bitcoin do Mato Grosso

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.