Categorias Notícias

Parceria quer conectar Polkadot com rede do Facebook

As finanças descentralizadas (DeFi) chegarão à rede da criptomoeda do Facebook, Diem. A iniciativa é uma parceria entra a Pontem, rede blockchain experimental da Diem e a Pinknode, fornecedora de infraestrutura de nós em Polkadot.

Na prática, a cooperação permitirá à Pontem implantar uma rede de teste experimental para a blockchain Diem. De acordo com um anúncio divulgado nesta sexta-feira (16), a plataforma será destinada aos desenvolvedores terceirizados. Eles poderão usar a rede para testar seus aplicativos antes de migrá-los para a blockchain Diem.

“Com a Pinknode atuando como nosso principal provedor de infraestrutura, seus terminais de API confiáveis ​​e seguros serão um alicerce fundamental para completar nosso objetivo conjunto de melhorar a infraestrutura atual de Polkadot. Ao mesmo tempo, nos permitirá trabalhar em direção ao nosso objetivo de nos tornarmos a rede de experimentação da Diem”, disse o fundador da Pontem, Boris Povod.

Diem e Polkadot

Polkadot é uma “rede multi-cadeia” que tem como objetivo criar uma Internet de blockchains interoperáveis. Essas blockchains são chamadas de “parachains” e se conectam à rede Polkadot funcionando de forma paralela.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Já a Diem, antiga Libra, é o ambicioso projeto de moeda digital do Facebook, que ainda não foi lançada. No entanto, a rede Diem funciona de forma permissionada, por isso, não é tão amigável para desenvolvedores. E é neste contexto que a Pontem surge como um agente facilitador.

Fundada em 2020, a Pontem é pública e sem permissão. Ou seja, qualquer pessoa pode testar suas ideias e aplicativos (dApps) antes de levá-los ao ecossistema Diem. Da mesma forma, os usuários da Diem podem acessar todos os recursos desenvolvidos na Pontem.

Agora, com a parceria, a Pinknode fornecerá à Pontem os “endpoints de API seguros e confiáveis”. Dessa forma, irá permitir que os desenvolvedores conectem seus dApps ao ecossistema Kusama, que funciona como uma rede de testes de atualizações e recursos da Polkadot.

Em suma, qualquer projeto que se conectar à rede será interoperável com a blockchain Diem.

Leia também: Fim de semana agitado: veja 5 criptomoedas que podem subir

Leia também: Demanda de Bitcoin faz PayPal aumentar limite semanal de compras

Leia também: B2W exibe forte alta em seu último pregão na bolsa

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.