Mercado

Parceiro de Nubank e Mercado Pago em cripto é alvo de investigação

A empresa de criptomoedas Paxos, parceira de custódia cripto do Nubank, do Mercado Pago e de outras empresas financeiras, está sendo alvo de uma investigação por parte do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS), de acordo com uma reportagem do CoinDesk.

Ainda não está claro o motivo por trás dessa investigação. Mas a notícia chega após rumores de que o US Office of the Comptroller of the Currency (OCC) – um regulador bancário federal dos EUA – supostamente negou a licença da Paxos para tornar-se um banco fiduciário nacional. A Paxos, no entanto, afastou esses rumores:

“Para esclarecer as especulações: A Paxos não foi solicitada a retirar o seu pedido de alvará de banco fiduciário nacional do OCC, nem foi negado o alvará. A Paxos continua a trabalhar de forma construtiva com o OCC”, tuitou a empresa.

Um porta-voz do NYDFS, por sua vez, disse que a agência não poderia comentar sobre as investigações em andamento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O departamento está em contato contínuo com entidades regulamentadas. O objetivo é entender vulnerabilidades e riscos para os consumidores e as próprias instituições da volatilidade do mercado cripto que estamos enfrentando”, disse um porta-voz do NYDFS.

Paxos na mira do NYDFS

Com sede em Nova York, a Paxos Trust Co. é responsável pela emissão das stablecoins Binance USD (BUSD) e do seu próprio Pax Dollar (USDP). Quem regula a Paxos é o NYDFS. Em 2015, a empresa recebeu uma BitLicense que lhe permite realizar atividades relacionadas à cripto em Nova York.

Por estar sob jurisdição do NYDFS, quaisquer operações da Paxos envolvendo stablecoins devem cumprir a orientação que o departamento emitiu em junho, após o colapso da TerraUSD; bem como todas as outras diretrizes regulatórias. Na ocasião, o NYDFS determinou aos emissores de stablecoins que essas moedas estáveis tenham lastro em ativos mantidos separados dos fundos dos emissores.

A Binance comentou a investigação da empresa responsável pela emissão de sua stablecoin. De acordo com a exchange, BUSD é uma das stablecoins mais transparentes existentes e é totalmente apoiada.

“A BUSD é uma stablecoin com suporte de 1 para 1 que é uma das stablecoins mais transparentes existentes.”

Além disso, a Binance afirmou que seguirá monitorando a situação da Paxos e esclarecerá as circunstâncias, se necessário.

Além da emissão de stablecoins, a Paxos opera uma corretora de criptomoedas. A empresa também potencializa os recursos de negociação de criptomoedas do PayPal. Enquanto isso, no Brasil, a empresa tem parcerias com o Nubank, Mercado Pago e com o PicPay para permitir a oferta de negociação de criptomoedas.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.