Categorias Notícias

Paraná terá sistema de compra e venda de energia baseado em blockchain

O Estado do Paraná, por meio da Copel, Companhia Paraense de Energia, está desenvolvendo um marketplace para compra e venda de energia baseado em blockchain. O projeto é uma parceria com a Fundação CPQD e tem aprovação da Aneel.

O projeto compreende o desenvolvimento de um marketplace descentralizado, baseado em blockchain, para transações de compra e venda de energia, assim como a realização de uma prova de conceito em um ambiente simulado a partir de dados representativos do mercado da Copel Distribuição e análises de carácter estratégico, enfocando aspectos regulatórios, comerciais, tributários e econômico-financeiros sob as perspectivas de cada um dos atores participantes.

“Com este projeto, a Copel Distribuição dará um passo importante na preparação para as mudanças estruturais que vêm sendo impulsionadas pela massificação da geração distribuída, pelo advento do adormentamento residencial de energia, pela popularização dos veículos elétricos e pelo crescente protagonismo dos consumidores”, disse a empresa.

Com duração prevista de 21 meses, contempla a implantação de uma rede blockchain para suporte à operação e o desenvolvimento de simuladores para emular a interação dos participantes do projeto nas transações de energia que serão firmadas por meio de contratos inteligentes.

“A fundação CPQD tem trabalhado em tópicos relacionados à tecnologia blockchain desde meados de 2016. Nos últimos anos foram realizadas atividades nas áreas de capacitação tecnológica, conhecimento do ecossistema blockchain, desenvolvimento de parcerias, divulgação, desenvolvimento de protótipos e, mais recentemente, a
realização de projetos.”

Leia também: Fim da mineração de Bitcoin no Brasil? Aneel aprova aumento de 50% na conta de energia

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.