Categorias Notícias

Paraná busca ser o Estado mais inovador do Brasil ao utilizar blockchain e novas tecnologias

O Estado do Paraná, localizado no sul do Brasil, pretende ser o mais inovador do país e para isso vem investindo em uma série de ações para modernizar serviços públicos oferecidos, usando para isso novas tecnologias como inteligência artificial, blockchain e outras.

Entre as iniciativas, existem contato via WhatsApp com a Controladoria-Geral do Estado, lançamentos da TV Paraná Turismo, do portal Viaje Paraná e do Parque Tecnológico de Maringá, licitações ao vivo e parceria para uso de blockchain, projetos de lei que incentivam o uso de carros elétricos, entre outros.

“Estamos pensando o Paraná da próxima década e queremos nos tornar o Estado mais inovador do Brasil, capaz de aliar produção acadêmica, uso de tecnologia de ponta na indústria e no campo e serviços públicos mais ágeis”, pontua o governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior, destacando que a diretriz é usar o potencial das novas tecnologias em todas as secretarias, autarquias e empresas públicas.

O governador ainda reforça que também é preciso mudar a cultura da administração pública:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Estamos provocando os servidores a se integrarem mais e melhor em diversas áreas para que o Paraná seja referência como estrutura pública no Brasil. Esse pacto envolve a atração de investimentos, fomento ao pleno emprego e desenvolvimento da nossa principal força-motriz, que é o agronegócio e a capacidade de produzir alimentos para o mundo”, completa.

Entre os serviços do Estado baseados no uso de novas tecnologias, alguns dos destaque são o PIÁ (Paraná Inteligência Articial) que concentra mais de 380 serviços do governo em uma única plataforma, com possibilidade de ampliar o diálogo com a população. O projeto possui níveis de informações personalizadas e se ajustará conforme a utilização.

O governo do Paraná assinou um acordo com a BRI Brasil (Blockchain Research Institute) para o processo de expansão e implantação de blockchain no Estado. O objetivo é desburocratizar a gestão pública e torná-la mais transparente.

Já o Startup Match visa dirimir os gargalos das startups e criar uma plataforma de inovação aberta que permita que elas tenham acesso aos ativos de inovação e tecnologia do Paraná, para que possam se conectar e identificar aqueles que podem impulsionar seus negócios. O programa está sendo implementado e pretende unir especialistas e projetos de startups.

Leia também: Procuradores do Brasil realizam evento que contará com apresentação sobre criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.